Conferência do padre jesuíta Francisco Martins marcou o encontro
Fátima, 12 set 2022 (Ecclesia) – A Associação Bíblica Portuguesa esteve reunida em assembleia geral, no dia 09 deste mês, em Fátima, e o encontro magno teve como “momento significativo” a conferência do padre Francisco Martins, SJ sobre «O legado de Martin Noth: a “História Deuteronomista” oitenta anos depois».
Após a reflexão do professor na Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália) realizou-se um diálogo entre os biblistas presentes que consideram estes momentos “oportunidade de enriquecimento em áreas de investigação e trabalho”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na assembleia falou-se também “da colaboração efetiva na nova tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)” e a concretização do projeto de lançamento de “uma coleção de comentários bíblicos, que conta já com um primeiro volume dedicado ao Evangelho segundo Marcos, da autoria de Mário Sousa”, refere.
O encontro magno terminou com algumas informações sobre as futuras atividades da Cátedra de Estudos Bíblicos, Judaicos e Cristãos (Universidade Católica Portuguesa) e uma apresentação de duas publicações de membros da associação.
No final foi unânime o sentimento da importância que estas assembleias anuais vão tendo na construção de um ‘corpus’ de biblistas portugueses, que “embora estejam dispersos pelo país e em áreas de investigação e ação muito diversificados, entendem que a sua unidade é e será sempre um contributo positivo para a Igreja em Portugal”.
LFS