Texto vai orientar celebração do 52.º Dia Mundial das Comunicação Sociais
Cidade do Vaticano, 24 jan 2018 (Ecclesia) – O Vaticano vai publicar hoje ao meio-dia de Roma (11h00 em Lisboa) a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, dedicada ao tema das ‘fake news’.
«A verdade vos tornará livres » (Jo 8, 32). Notícias falsas e jornalismo de paz» é a proposta completa que Francisco faz para a 52ª edição desta iniciativa anual, fruto do Concílio Vaticano II.
A Secretaria para a Comunicação do Vaticano anunciou a escolha do tema, em setembro de 2017, precisando que a difusão de notícias falsas alimenta uma “forte polarização” da opinião pública, apontando o dedo à “distorção instrumental dos factos”.
“Num contexto em que as empresas de referência da social web e o mundo das instituições e da política começaram a enfrentar este fenómeno, também a Igreja quer oferecer um contributo, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação nos media”, assinalou o organismo da Santa Sé.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se no domingo antes do Pentecostes (13 de maio em 2018).
A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro.
O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai promover esta quinta-feira, em Lisboa, um debate sobre o tema, com os jornalistas Begoña Iñiguez, Teresa Canto Noronha, Olivier Bonamici, Vitor Bandarra.
O encontro vai decorrer no auditório da Rádio Renascença, entre as 17h30 e as 19h00, e tem o objetivo de analisar as “fake news” e a sua “intromissão no ambiente informativo”, refere a organização.
PR/OC