Cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com, substitui cónego António Rego
Lisboa, 16 nov 2011 (Ecclesia) – O cónego João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência do Grupo r/com [Renascença] desde 2005, é o novo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja (SNCS), anunciou hoje o presidente da Comissão Episcopal responsável pelo setor.
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Pio Alves fala numa “boa solução”, sublinhando a “experiência na comunicação escrita, rádio e também imagem” do novo diretor, que tem apostado, na Rádio Renascença, nas “várias plataformas da comunicação”.
O cónego João Aguiar substitui no cargo o cónego António Rego, que manifestou “alguma dificuldade em continuar”, tendo sido atendido no seu pedido de “dispensa”.
A decisão, da responsabilidade do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais (CECBCCS), levou em linha de conta um conhecimento pessoal de “há muito tempo”, na arquidiocese de Braga, com o novo diretor, do qual disse esperar “que ajude a criar sinergias”, no respeito por “cada uma das instituições existentes”.
O objetivo passa por “dar uma melhor resposta” ao que se espera da Igreja, neste campo.
O cónego João Aguiar, de 61 anos, é membro do clero da arquidiocese de Braga e antigo diretor do ‘Diário do Minho’, com uma experiência de mais de três décadas de ligação às comunicações sociais, diz encarar a sua nova missão como um “serviço”, querendo aproveitar “sinergias” ao serviço de uma “estratégia de comunicação da Igreja”.
O novo diretor do SNCS diz ser uma “honra” e uma “responsabilidade” substituir o cónego António Rego, que “ao longo dos anos, desenvolveu e continuará a desenvolver um trabalho muito profissional, muito evangélico, no sentido da iluminação das circunstâncias”.
Para o cónego João Aguiar, os vários meios de comunicação social ligados à Igreja Católica têm de ajudá-la a “dizer-se neste tempo, neste mundo, concretamente nesta sociedade portuguesa”.
Este responsável diz ter ficado sem “desculpa moral” para recusar uma missão que permite concretizar, no “terreno”, aquilo que tem defendido para os media.
A entrada em funções, disse D. Pio Alves, vai acontecer até “finais de novembro”.
O presidente do CECBCCS revelou ainda que se mantêm em funções os diretores dos Secretariados Nacionais da Pastoral da Cultura (Tolentino Mendonça) e dos Bens Culturais da Igreja (Sandra Costa Saldanha), bem como o secretário da Comissão Episcopal (Paulo Rocha).
Como vogais, a CECBCCS passa a contar com D. João Lavrador, bispo auxiliar do Porto, e D. Nuno Brás, nomeado como auxiliar de Lisboa, cuja ordenação episcopal vai decorrer este domingo.
O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da CECBCCS, é proprietário da ECCLESIA, marca institucional da presença da Igreja na área dos media, que produz e distribui informação em diferentes plataformas: Internet (portal de informação www.agencia.ecclesia.pt), imprensa (semanário Agência ECCLESIA), rádio (programa ECCLESIA na Antena 1) e televisão (programa ECCLESIA e programa ‘70×7’, na RTP2).
PR/OC