Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais apresenta publicação
Lisboa, 25 mai 2017 (Ecclesia) – A Agência ECCLESIA, do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), lançou uma revista comemorativa, com o objetivo de levar a “todas as casas” de Portugal as imagens e palavras da visita do Papa Francisco a Fátima.
“Ele próprio disse que todos o queriam em casa, na sua aldeia, na sua cidade mas não era possível acolher todos os convites, por isso, fazemos o contrário, levamos o Papa a todas as casas, famílias do país”, explica o padre Américo Aguiar, diretor do SNCS.
A publicação, de 64 páginas, quer ser também uma forma de “criar um documento histórico para o que foi a histórica visita do Papa”.
O diretor do SNCE considera que a expressão ‘Temos mãe’, de Francisco em Fátima, que dá título à revista é “a palavra-chave da comunicação do Papa” e agora uma forma de “recordar materialmente a visita”.
O padre Américo Aguiar recorda ainda que as publicações especiais comemorativas começam a ser “quase tradição”: “Fizemos uma recentemente que levou até às populações a experiência que foi a imagem da virgem peregrina por todas as dioceses de Portugal”.
“Foi um sucesso a procura e acolhimento desse documento histórico e agora não podíamos deixar de levar a casa de cada português a presença do Papa em Fátima”, realçou.
Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA, apresenta a revista que se insere no contexto da celebração do centenário das Aparições de Fátima, com a presença do Papa Francisco e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, “um acontecimento a revisitar”.
A edição especial da revista ECCLESIA, em papel, quer, por isso, “fazer memória de 24 horas com o Papa Francisco pela força das imagens, pelo prolongamento de um ambiente de luz” e pela centralidade que, em todos os momentos, “foi dada à imagem de Nossa Senhora de Fátima e aos pastorinhos canonizados, Francisco e Jacinta”.
A revista apresenta ainda as várias intervenções do Papa Francisco, as dos bispos que o saudaram, uma síntese da conferência de imprensa no voo de regresso a Roma e a reflexão do próprio pontífice, um dia depois da viagem, no Vaticano, durante a recitação do Regina Coeli.
A publicação está à venda nas livrarias das editoras Paulus, Paulinas e da Universidade Católica, bem como no Centro de Cultura Católica de Viana, decorrendo neste momento contactos com as várias livrarias religiosas das dioceses portuguesas.
Os pedidos podem ser também feitos através para o endereço secretariado@ecclesia.pt; cada exemplar tem um custo de 2 euros, a que se somam os portes de envio.
HM/OC