Proposta de oração diária chega hoje a centenas de milhares de pessoas através das mais variadas plataformas e redes sociais
Lisboa, 17 fev 2017 (Ecclesia) – O projeto ‘Passo-a-Rezar’, do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração do Papa, completa hoje sete anos de existência.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, os responsáveis pelo ‘Passo-a-Rezar’ destacam uma proposta diária de oração, baseada no conceito ‘Não pares de rezar’, que está hoje presente em quatro plataformas: “página de internet, Android, IOS e Windows8) e nas mais variadas redes sociais.
Segundos os dados disponibilizados, em 2016 o site do projeto teve “433 mil visitas”; “no Soundcloud registaram-se 1 milhão e 400 mil reproduções e 396 mil downloads”.
Já “no Youtube houve 34 mil visualizações” e “a página de Facebook do projeto ultrapassou os 32 mil e 500 gostos”.
Atualmente as newsletters são outro meio de avaliar a relação de um produto com os consumidores ou com o público em geral, e no caso do Passo-a-Rezar elas “são recebidas por três mil e 500 subscritores”.
“Durante o ano passado, foram feitas 1656 descargas da aplicação para iPhone. E existem sete mil e 700 aplicações ativas para android”, acrescentam os coordenadores do projeto, que através destes números veem que a sua mensagem principal está a chegar às pessoas.
“Na ida para o trabalho, nos transportes públicos, durante um passeio, na ida às compras ou num recanto confortável da casa, é possível passar alguns minutos com Deus”, salientam.
Para a produção de conteúdos, além dos escritores habituais, o Passo-a-Rezar conta com a colaboração do “Eu acredito”, uma equipa constituída por jovens de vários movimentos, grupos paroquiais e serviços diocesanos, acompanhada por sacerdotes. Assinalando o Centenário das Aparições em Fátima, o “Eu acredito” é responsável pela elaboração das meditações diárias de todos os dias 13, entre janeiro e outubro de 2017.
Também no âmbito da celebração do Centenário das Aparições na Cova da Iria, o Santuário de Fátima elaborou sete ficheiros, disponíveis na secção ‘Passos para Mais’, que ajudam a conhecer e rezar os temas fundamentais das palavras do Anjo e de Nossa Senhora, em Fátima, segundo as Memórias da Irmã Lúcia: adoração, eucaristia, rosário, coração, Igreja, misericórdia, santidade.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) é responsável por uma das propostas mensais de oração, tendo como tema de fundo os cristãos perseguidos.
Os responsáveis pelo ‘Passo-a-rezar’ sublinham ainda que o projeto não teria a abrangência que tem sem o contributo da Rádio Renascença e de “artistas e editoras que cedem gratuitamente o uso de algumas músicas”.
Agradecem também o apoio de “uma entusiasta equipa de voluntários dá voz e alma ao projeto, nas diferentes vertentes: gravações em estúdio, gestão das redes sociais, seleção de imagens, entre outros contributos”.
Além de disponibilizar textos e ficheiros para a oração diária, o projeto Passo-a-Rezar propõe esquemas de oração para situações e épocas específicas.
JCP