Igreja/Media: Programa ECCLESIA estreia espaço de análise da atualidade

Jornalistas da Rádio Renascença convidados à quinta-feira, na RTP2

Lisboa, 07 dez 2017 (Ecclesia) – O Programa ECCLESIA (RTP2) estreia hoje um espaço de comentário a notícias da atualidade, em cada quinta-feira, com a presença de jornalistas da Rádio Renascença.

Graça Franco, diretora de informação da Renascença, é a primeira convidada, para comentar a eleição de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo.

A especialista sublinha a importância de “ter uma voz ativa num órgão que está neste momento a rever o próprio papel”, que tem pela frente vários desafios e um “poder extraordinário”.

A diretora de informação da Renascença recorda ainda a recente aprovação da chamada ‘Declaração de Gotemburgo’, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que mereceu uma nota da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Paulo Rocha, editor-executivo do Programa ECCLESIA, sublinha que o objetivo do novo espaço é incluir nos temas apresentados “acontecimentos relevantes para todos os cidadãos e, para além de os comentar, oferecer informação que contextualize a sua ocorrência e refira o histórico em que se insere”.

“Como mostra o primeiro tema, serão analisados acontecimentos dos diferentes âmbitos da sociedade, sobre economia, política, desporto, educação, religião, etc., desde que relevantes para a sociedade portuguesa, em cada momento”, acrescenta.

Outra novidade na programação da presença da Igreja Católica no espaço ‘A Fé dos Homens’ passa pela análise à liturgia de domingo, na sexta-feira anterior, agora com a participação de párocos, responsáveis por grupos, movimentos ou congregações religiosas.

“A análise à liturgia, nomeadamente às leituras da Bíblia de cada domingo, é assim partilhada por um professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, seja da área da Bíblia ou outra dos estudos teológicos que de forma generosa e competente a têm garantido, em cada semana, e por um coordenador de uma comunidade ou paróquia”, explica Paulo Rocha.

Segundo o editor-executivo do programa, o objetivo é “partilhar experiências diferentes de acolhimento da Palavra de Deus e projetos que ajudem a transformá-las em vida, pessoal, familiar e comunitariamente”.

O projeto começou com o comentário às leituras do primeiro domingo do Advento.

O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, proprietário da ECCLESIA, produz e distribui informação em diferentes plataformas: internet (portal de informação agencia.ecclesia.pt e redes sociais), imprensa (semanário digital Ecclesia), rádio (Programa Ecclesia na Antena 1) e televisão (Programas Ecclesia e 70×7 na RTP2).

OC

Partilhar: