Francisco assinalou número 4000 da revista italiana «La Civiltà Cattolica»
Cidade do Vaticano, 09 fev 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano uma delegação da revista dos jesuítas da Itália, ‘La Civiltà Cattólica’, e disse que as publicações da Igreja devem apresentar o “olhar de Cristo” e não um ideário.
“La Civiltà Cattolica será uma revista cada vez mais aberta ao mundo. Este é um novo modo de viver a sua missão específica, ou seja, ser uma revista católica”, precisou, numa audiência por ocasião do número 4000 da publicação.
Segundo o Papa, uma revista católica não se deve limitar a “defender ideias católicas, como se o catolicismo fosse uma filosofia”.
“Uma revista é realmente católica se possui o olhar de Cristo sobre o mundo, se o transmite e se o testemunha. Gosto de pensar na ‘Civiltà Cattolica’ como uma revista que é ao mesmo tempo ponte e fronteira”, precisou.
Francisco saudou também os editores que a partir de hoje vão publicar a revista também em espanhol, inglês, francês e coreano.
“Que essa revista tome consciência das feridas deste mundo e encontre terapias. Seja uma escritura que tende a compreender o mal, mas também colocar óleo nas feridas abertas, a curar”, assinalou.
A intervenção assinalou a importância de promover uma visão de “misericórdia” e de “liberdade interior”.
“Por isso gosto tanto de poesia e, quando me é possível, continuo a lê-la. A poesia está cheia de metáforas. Entender as metáforas ajuda a tornar o pensamento ágil, intuitivo, flexível e aguçado”, prosseguiu.
O Pontífice finalizou o discurso desejando que ‘La Civiltà Cattolica’, com as suas versões noutras línguas, possam alcança muitos leitores.
OC