Igreja/Media: Mensagem clara para combater «preconceitos» nas redações

Porto, 22 out 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica deve ajudar os meios de comunicação social a combater os “preconceitos nas redações”, disse esta sexta-feira José Luis Ramos Pinheiro, administrador do Grupo r/com – renascença comunicação multimédia.

O apelo foi lançado, no Porto, numa conferência sobre ‘Diálogos da Igreja na Comunicação no 3.º Milénio’.

“Aos preconceitos das redações, há que intervir culturalmente, quer do ponto de vista da própria Igreja, que tem que ajudar a desmontar e a descodificar as situações de forma a poder atacar na base esses preconceitos e entregar a mensagem da forma mais clara que lhe seja possível, mas também para que os chamados consumidores da informação sejam capazes de fazer as suas próprias escolhas”, indicou Ramos Pinheiro.

No quadro da competência profissional dos jornalistas, este responsável alerta para o excesso de informação que dificulta o trabalho dos profissionais e a perceção do público.

“Hoje em dia os tempos estão difíceis para os jornalistas”, sublinha, porque aquilo que parece ser notícia num momento desenvolve-se de uma forma diferente do previsto.

“Isto causa uma dificuldade acrescida ao trabalho da comunicação e isso, depois, também tem consequências nos próprios destinatários e utilizadores”, salienta o presidente do Grupo r/com.

RR/OC

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