Igreja/Media: Jovens foram responsáveis pela «maior parte do conteúdo» da JMJ 2023

Diogo Belford, da Cunha & Vaz, sublinhou importância de linguagem «própria, genuína»

Fátima, 22 set 2023 (Ecclesia) – Diogo Belford administrador da empresa de comunicação ‘Cunha & Vaz’ disse hoje em Fátima que “a maior parte do conteúdo” da JMJ foi feita pelos jovens “através das redes sociais”.

“A maior parte do conteúdo e da comunicação da Jornada Mundial da Juventude foi feita pelos jovens através das redes sociais” e “que andaram parábolas à solta na JMJ”, realçou o conferencista, nas Jornadas Nacionais da Comunicação Social, que se encerraram esta tarde.

Segundo o especialista, as redes sociais têm “uma linguagem própria, genuína, gera comunidades e é incontrolável” e perante estes factos a Igreja pode “aprender, acolher e promover”, sublinhou o responsável.

A atitude da escuta implica “muita atenção”, todavia a Igreja deve “estar aberta e dar lugar e espaço aos jovens para comunicar”, salientou Diogo Belford, que falou sobre ‘Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições’.

A respeito da preparação e realização das JMJ, realizadas em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, o administrador da empresa sublinhou que o evento juvenil criou uma “rede única” que deve “ser aproveitada” pela Igreja.

Um trabalho onde os “voluntários e profissionais” têm “um papel fundamental” a desempenhar sem descurar a preparação para os acontecimentos.

“A prudência é uma virtude, mas correu-se o risco da paralisia porque o não fazer é pior do que ter medo de errar”, sustentou o responsável da ‘Cunha & Vaz’.

Após a realização da JMJ, Diogo Belford deixou algumas pistas para a Igreja: “Apesar das diferentes sensibilidades é preciso envolver os jovens nas comunidades e movimentos e dar-lhes espaço e responsabilidades”.

“A juventude é transitória, por isso há pressa no ar e deve-se aproveitar o trabalho feito durante da JMJ”, declarou.

As Jornadas Nacionais de Comunicação Social, iniciativa organizada pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica, decorreram entre esta quinta e sexta-feira, com o tema ‘Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?’, na Domus Carmeli, Fátima.

LFS/OC

 

Partilhar: