Bispo de Viseu saúda história de «serviço» do semanário diocesano, «um jornal aberto a todos»
Viseu, 08 jan 2021 (Ecclesia) – O Jornal da Beira, semanário da Diocese de Viseu, completa este sábado 100 anos de existência, assinalados na sua mais recente edição.
“É isto que eu desejo que seja o Jornal da Beira ao celebrar o seu centenário: um jornal aberto a todos, uma casa de cultura, informação e formação para todos com a raiz profunda da sua génese e matriz. Um jornal católico, diocesano, ao serviço das pessoas, da Igreja e do mundo”, escreve D. António Luciano, bispo de Viseu.
O responsável católico assina um texto por ocasião do centenário, saudando um “um serviço tão nobre e próximo” prestado pela publicação aos seus leitores.
“Tantas palavras, tantas mensagens, tantas notícias, tantos acontecimentos relatados que marcaram e enriqueceram a diocese, a cidade, as vilas, as aldeias, a região de Viseu e todos os lugares onde chegou a boa imprensa através do Jornal da Beira”, escreve.
Parabéns por este século de vida e esperança por um futuro onde seja possível chegar para levar a mensagem que sempre o caracterizou. A diocese, Portugal e a humanidade ficou mais rica sempre que o jornal em cada semana ofereceu, palavras, comentários, formação, partilhou eventos e acontecimentos e se tornou testemunho de uma Igreja viva, de uma para a história em construção e de um mundo em mudança, relação, interação e comunicação”.
D. António Luciano destaca que o trabalho da imprensa faz “crescer a cultura, o conhecimento fundamental para a pessoa se sentir um ser integral”, elogiando a “missão da imprensa de inspiração cristã e regionalista”.
Nuno Azevedo, diretor do semanário, destaca por sua vez o papel da publicação “na história desta Diocese, da cidade de Viseu e desta região da Beira Alta, com as quais sempre se identificou”.
“Desde o princípio, voz de uma Diocese, da cidade em que nasceu e em que continua a sua existência, de uma região que até lhe dá este nome centenário, ‘da Beira’. 9 de janeiro de 2021 será mais um marco nesta história a continuar”, escreve o responsável.
Entre as iniciativas de comemoração, o ‘Jornal da Beira’ promoveu a digitalização de todas as edições destes 100 anos do semanário, além do lançamento do novo site, www.jornaldabeira.net.
OC