Secretaria de Comunicação da Santa Sé realça que é «apenas a ponta do iceberg» de uma reforma posta em m archa pelo Papa Francisco
Cidade do Vaticano, 16 dez 2017 (Ecclesia) – O Vaticano conta com um novo portal de comunicação, intitulado ‘Vatican News’, uma ferramenta que irá centralizar a partir de agora todo o sistema de comunicação da Santa Sé.
De acordo com a Rádio Vaticano, o novo site, traduzido inicialmente em 6 línguas incluíndo o português, está disponível por agora na sua versão beta.
“A grande novidade, na qual confluirão todos os meios de comunicação do Vaticano, é o modelo produtivo a ser integrado: uma gestão unitária, em plena sintonia com a reforma que o Papa Francisco começou a 27 de junho de 2015, quando instituiu a Secretaria para a Comunicação”, pode ler-se.
Assim, qualquer que seja a tipologia dos conteúdos – “áudio, texto, vídeo, gráfismo”, os conteúdos serão centralizados na mesma página, de modo multifacetado, com o contributo de “cerca de 350 profissionais, entre redatores e técnicos provenientes das 40 redações linguísticas da Rádio Vaticano e das 9 instituições que compõem a Secretaria para a Comunicação”.
A Santa Sé adianta que a partir do dia 01 de janeiro, o processo estará concluído com “a agregação do jornal L’Osservatore Romano, do Serviço Fotográfico e da Tipografia Vaticana”.
Em entrevista à Agência SIR, o presidente da Secretaria para a Comunicação, o monsenhor Dario Edoardo Viganò, salienta que esta apresentação do novo portal é “apenas a ponta do iceberg”, uma vez que por trás tem por exemplo “pelo menos dois anos de trabalho, na formação dos recursos humanos da Santa Sé”.
“Fizemo-lo com o objetivo de valorizar o profissionalismo interno e dar forma a um grupo de trabalho unificado, multilingue e multicanal, para preparar e distribuir conteúdos de diversas formas e nas várias plataformas de transmissão”.
Aquele responsável destaca um “sistema” que quer estar “em linha com o atual ambiente digital: não aponta a apenas um único media, mas é agnóstico e, por outras palavras, independente do meio e da tecnologia”.
“A web é apenas uma das soluções à disposição”, complementa.
Quanto à versão beta do novo site ‘Vatican News’, quem entra encontra por agora os conteúdos divididos por quatro áreas: Papa, Vaticano, Igreja e Mundo.
Em destaque, no endereço ‘vaticannews.va’ vemos por exemplo secções dedicadas ao video, à agenda de Francisco e à reportagem e crónica, neste caso com um trabalho dedicado à celebração do Natal num país de maioria muçulmana, neste caso o Dubai.
Realce também para a fotografia e para a presença nas redes sociais, com ligações no cimo de página para as contas da Santa Sé no Twitter, Facebook, Youtube e Instagram.
JCP