Igreja/Media: «Inter Mirifica» faz 50 anos

Decreto do Concílio Vaticano II abriu nova etapa na relação com a Comunicação Social

Cidade do Vaticano, 04 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje na rede social Twitter os 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II sobre a Comunicação Social, ‘Inter Mirifica’ (De entre as maravilhosas invenções…).

“Há 50 anos, o Vaticano II falou de comunicação. Escutemos, dialoguemos e levemos a Cristo todos os que encontramos na vida”, escreveu Francisco, na conta ‘@pontifex’. 

A data foi também assinalada com o lançamento de uma página especial dedicada ao documento.

“O dia 4 de dezembro de 1963 marca uma etapa fundamental no diálogo entre a Igreja e os media”, destaca o texto de apresentação do portal multimédia lançado pelo Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé).

A iniciativa visa “celebrar o aniversário desta ‘Carta Magna das Comunicações’, marco histórico nas relações entre a Igreja e o mundo da comunicação”.

O portal www.intermirifica50.va apresenta entrevistas, artigos e vídeos sobre o aniversário do ‘Inter Mirifica’, incluindo imagens conservadas na Filmoteca do Vaticano relativas à votação do dia 4 de dezembro de 1963, “em que se escreveu uma página da história da Igreja”.

O Conselho Pontifício destaca que com este documento se introduz o conceito de “Comunicação Social” e reconhece a importância desta para a ação da Igreja Católica.

O decreto determinou a celebração anual, no domingo depois da solenidade litúrgica da Ascensão, do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se repete desde 1967, com uma mensagem escrita pelo Papa.

“A Comunicação Social começou a fazer parte oficialmente do programa da Igreja Católica”, destaca o portal comemorativo do Vaticano.

A última aprovação dos padres conciliares levou apenas 12 minutos, com 1960 votos favoráveis e 164 contrários.

A votação anterior, a 25 de novembro de 1963, registou, no entanto, aquele que viria a ser o maior número de votos negativos para um documento conciliar: 503 contra 1598 votos favoráveis e 11 abstenções.

A Universidade Pontifícia Lateranense promove hoje no Vaticano um congresso intitulado ‘Inter Mirifica. 50 anos entre as maravilhas’.

Manuel Pinto, docente da Universidade do Minho, destaca o aniversário da aprovação do decreto num texto publicado no blogue ‘Religionline’, frisando que “o documento exprime, ainda que com cautelas e reservas, um espírito assinalável de abertura ao fenómeno mediático, nomeadamente ao impacto dos meios audiovisuais”.

O especialista fala num “documento de referência na pastoral dos media e da comunicação”, com o qual “a Igreja Católica dá um passo saliente no sentido da demarcação de uma abordagem protecionista face aos media, em favor de uma abordagem crítica, assente na capacitação das pessoas”.

 

OC

Notícia atualizada ás 15h11

[[v,d,,]]

 

Partilhar:
Scroll to Top