Igreja/Media: Faleceu Joaquín Navarro-Valls, antigo porta-voz do Vaticano

Leigo espanhol foi diretor da sala de imprensa da Santa Sé entre 1984 e 2006

Roma, 05 jul 2017 (Ecclesia) – O jornalista Joaquín Navarro-Valls, que foi porta-voz do Vaticano entre 1984 e 2006, faleceu hoje em Roma, aos 80 anos, vítima de um cancro no pâncreas, informou o Opus Dei, a que pertencia.

O ex-diretor da sala de imprensa da Santa Sé morreu na sua residência, “acompanhado por fiéis da prelatura do Opus Dei”, adianta uma nota divulgada na página da instituição na internet.

O funeral de Navarro-Valls vai ser celebrado esta sexta-feira, pelas 11h00 locais (menos uma em Lisboa), na Basílica de Santo Eugénio, sob a presidência de monsenhor Mariano Fazio, vigário-geral do Opus Dei.

O atual diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, reagiu à notícia através da sua conta na rede social Twitter, evocando o sorriso de Navarro-Valls e a sua capacidade de lidar com a “pressão”.

Navarro-Valls, nascido a 16 de novembro de 1936, foi o primeiro leigo e o primeiro não-italiano a ocupar o cargo.

Psiquiatra de formação e jornalista, colaborou em Roma com o fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá.

Navarro-Valls foi correspondente do jornal espanhol ABC e presidente da associação de imprensa estrangeira, em Roma, antes de ser escolhido, por São João Paulo II como diretor da sala de imprensa da Santa Sé, cargo que assumiu a 4 de dezembro de 1984.

O leigo espanhol permaneceu em funções até julho de 2006, já no pontificado de Bento XVI; remodelou o espaço reservado pelo Vaticano aos jornalistas, criou uma agência de notícias da Santa Sé (Vatican Information Service, entretanto incluída no portal ‘news.va’) e deu um grande impulso à página Web do Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR