Igreja/Media: Conta do Papa no Twitter completa 1.º aniversário

Vaticano destaca sucesso da iniciativa lançada por Bento XVI e continuada por Francisco, que se aproxima dos 11 milhões de seguidores

Cidade do Vaticano, 12 dez 2013 (Ecclesia) – A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@Pontifex’, assinala hoje o primeiro aniversário do seu lançamento, pelo agora Papa emérito Bento XVI, num momento em que Francisco se aproxima dos 11 milhões de seguidores.

O presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (Santa Sé), D. Claudio Maria Celli, disse que o balanço deste ano é muito positivo e reflete a importância desta presença.

“Quando Bento XVI lançou o primeiro tweet, tinha plena consciência da importância desse momento”, referiu o arcebispo italiano, para quem o gesto do Papa emérito é comparável ao primeiro discurso radiofónico de Pio XI.

D. Claudio Celli recorda que esta rede social é uma das mais utilizadas, em especial entre as novas gerações.

“Hoje, com o Papa Francisco, todos temos a certeza de que essa decisão (criação da conta ‘@pontifex’), tomada há um ano, foi providencial, positiva”, afirmou.

O responsável do Vaticano para o setor dos media diz que mais importante do que o número de mais de 10,7 milhões de seguidores em nove línguas (quase 900 mil em português) são os 60 milhões de pessoas que recebem as mensagens do Papa que outros repetem (‘retweet’).

Francisco disponibilizou mais de 200 mensagens em português na conta ‘‏@Pontifex_pt’ desde o início do pontificado, a 13 de março, resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

O Papa argentino usou a ashtag (marcador) ‘#prayforpeace’ aquando da jornada de oração e jejum pela paz na Síria, que convocou em setembro.

A conta inaugurada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI, tinha mais de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro deste ano.

As mensagens do agora Papa emérito foram transferidas para um arquivo na internet, em www.news.va/pt/twitter_archive.

“Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, foi o teor do primeiro ‘tweet’ do Papa alemão.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.

A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top