Igreja/Media: Conta do Papa no Twitter com 11 milhões de seguidores

Lisboa, 27 dez 2013 (Ecclesia) – A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@Pontifex’,atingiu a marca de 11 milhões de seguidores, a iniciativa que foi lançada pelo Papa emérito Bento XVI e continuada por Francisco completou um ano a 12 dezembro.

“A alegria do Evangelho esteja sempre nos vossos corações, especialmente neste tempo de Natal”, escreveu hoje Francisco, sobre o atual tempo litúrgico, na conta em português do Twitter.

A mensagem, até ao momento, foi partilhada por 497 pessoas e 316 gostaram.

Francisco disponibilizou mais de 221 mensagens em português em “‏@Pontifex_pt”  desde o início do pontificado, a 13 de março, resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

Segundo a Rádio Vaticana, os seguidores do Papa Francisco, nas suas nove contas, dividem-se por “quatro milhões e meio de língua espanhola; 3,4 milhões em língua inglesa, 1,3 são italianos e língua portuguesa são quase um milhão [909.631 seguidores] ”.

“Em língua francesa são pouco mais de 200 mil, alemães 163 mil, 158 mil polacos e em árabe são cerca de 100 mil”, acrescenta a rádio pontifícia.

A conta inaugurada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI, tinha mais de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro deste ano.

“Quando Bento XVI lançou o primeiro tweet, tinha plena consciência da importância desse momento”, referiu D. Claudio Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, que comparou o gesto do Papa emérito é comparável ao primeiro discurso radiofónico de Pio XI.

“Hoje, com o Papa Francisco, todos temos a certeza de que essa decisão (criação da conta ‘@pontifex’), tomada há um ano, foi providencial, positiva”, afirmou quando se assinalou o primeiro aniversário da conta papal, a 12 de dezembro 2013.

As mensagens do agora Papa emérito foram transferidas para um arquivo na internet, em www.news.va/pt/twitter_archive.

“Queridos amigos, é com alegria que entro em contato convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, foi o teor do primeiro ‘tweet’ do Papa alemão.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.

A sua denominação deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.

RV/OC/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR