App católica nascida em Portugal espalhou-se por «todas as redes sociais», diz responsável internacional
Cidade do Vaticano, 05 jul 2016 (Ecclesia) – O diretor internacional do Apostolado da Oração (AO), obra confiada à Companhia de Jesus, indicou que a aplicação (app) ‘Click to pray’, que nasceu em Portugal, tem agora “440 mil” usuários “em espanhol, inglês, francês e português”.
O padre Frédéric Fornos destaca à Rádio Vaticano que a App católica chega a “todas as redes sociais”.
“A agência com a qual trabalhamos – La Machi – disse-nos que as pessoas utilizam a app cerca de 4 minutos e 50 segundos, cada vez que o abrem”, comenta, observando que “é muito tempo”.
Segundo o sacerdote jesuíta, as pessoas dedicam tempo “para meditar, para rezar” e que dizer que isso ajuda:
“Normalmente, as pessoas quando usam uma aplicação fazem-no mais velozmente. Aqui, ao contrário, as pessoas tomam tempo para entrar em silêncio e poder realmente abrir o coração e rezar por estas intenções do Papa”, desenvolveu o padre Frédéric Fornos.
Estando “muito contentes” pelo tempo que as pessoas dedicam à app, o diretor internacional do AO revela que no dia 14 deste mês vai apresentar a ‘Click to pray’ em São Paulo, Brasil, para “ajudar” a dar a conhecer a aplicação e o ‘vídeo do Papa’.
Em junho, o sacerdote este na França para o lançamento da app em Paris e informa que em 2017 vão disponibilizar ‘Click to pray’ em “italiano e outras línguas”.
O padre Frédéric Fornos apresenta o sistema desenvolvida pelo AO-Portugal e que foi assumida aplicação oficial da rede mundial de oração do Papa Francisco, em março, como a app “para ‘despertar’ e para recordar” que numa vida, “mesmo muito agitada, a oração é essencial”.
A intenção de internacionalizar a plataforma multicanal – site, aplicações móveis, redes sociais e emailing – já tinha sido apresentada pessoalmente ao Papa Francisco, durante uma audiência ao Movimento Eucarístico Juvenil, a 10 agosto de 2015.
“Ajuda a recordar três vezes ao dia, mesmo por um momento, o essencial: A relação com o Senhor, a abertura do coração ao mundo de hoje”, explicou o diretor internacional do AO, comentando que o feedback das pessoas é que “ajuda muito, especialmente os jovens”.
Para além dos três momentos de oração diária, de manhã, à tarde e à noite permite também que os utilizadores coloquem as suas intenções em comum, já que está acessível através de site, de aplicações para iphone e android, no YouTube e ainda em redes sociais como o Facebook e o Twitter.
O ‘Click to pray’ foi lançado em Fátima a 21 de novembro de 2014, numa parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e com o apoio da Agência ECCLESIA, da Aleteia, e do Grupo Renascença.
CB/OC