Igreja/Media: Cardeal-patriarca destacou identidade católica da Rádio Renascença

Conselho de Gerência do Grupo Renascença reconduzido para novo mandato

Lisboa, 08 jul 2015 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa salientou hoje a importância do caráter cristão e católico do Grupo Renascença Comunicação Multimédia (R/Com) na recondução do Conselho de Gerência para um novo mandato, na sua sede em Lisboa.

“Dizer emissora católica portuguesa não é apenas acarretar três palavras é um programa já”, disse D. Manuel Clemente.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa destacou também que o ser católica “não é só uma referência cultural” porque há uma “maneira católica de trabalhar e emitir".

“Não é uma coisa de tirar e pôr, é uma presença constante", frisou o cardeal-patriarca de Lisboa assinalando que esta “identidade manifesta-se de formas diferentes”.

O presidente do Conselho de Gerência, que iniciou hoje o quarto mandato por mais três anos, agradeceu a presença de D. Manuel Clemente, que mostra que "a Igreja ama a sua rádio, até nos defeitos e manifesta-lhe uma proximidade exigente".

O cónego João Aguiar Campos foi reconduzido com os vogais José Luís Ramos Pinheiro e Ana Lia Martins Braga e esperam um quarto elemento que vai ser designado pela Assembleia Geral que é composta por representantes do Patriarcado de Lisboa e da Conferência Episcopal Portuguesa.

No seu discurso disse ainda que pretende continuar a fazer da Renascença um grupo de comunicação relevante para a sociedade e para a Igreja; promover o regresso da RFM à liderança; manter a aposta na estratégia digital e garantir o equilíbrio económico sustentável do grupo.

À Agência ECCLESIA, o cónego João Aguiar Campos já tinha destacado que a ideia de “fazer um esforço ainda mais determinado de reforçar a identidade do grupo” é algo que os acompanha.

“A consciência da sua pertença à Igreja e o seu esforço profissional por ler os acontecimentos numa chave cristã”, acrescentou o sacerdote que assumiu este serviço há uma década.

Durante o novo mandato destaque também para a mudança da sede do Grupo R/Com do Chiado, no centro de Lisboa, para a Quinta do Bom Pastor, na Buraca onde segundo o cónego João Aguiar Campos vai ter “melhores condições tecnológicas” para a sua missão.

Em 2012, pelos 75 anos da Rádio Renascença (propriedade do Patriarcado de Lisboa – com 60% – e da Conferência Episcopal Portuguesa – 40%), a emissora foi condecorada pelo presidente da República com o grau de «Membro Honorário da Ordem do Mérito».

RR/OC/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR