Barcelona, Espanha, 12 nov 2013 (Ecclesia) – Os bispos responsáveis pelo setor das Comunicações Sociais das Conferências Episcopais da Europa estiveram reunidos, de 8 a 10 de novembro em Barcelona, para debaterem e refletirem sobre a presença e os desafios da Igreja Católica na internet.
D. Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, apresentou a conferência principal cuja reflexão sobre a atividade missionária da Igreja partiu no documento ‘Inter Mirifica’ (1963), do Concílio Vaticano II.
“A Igreja não é chamada a evangelizar a Internet mas através da Internet. Trata-se de anunciar o Evangelho com modalidades de comunicação mais modernas, respeitosas e eficazes”, explicou o responsável.
Segundo D. Claudio Maria Celli, a “comunicação não pode ser feita apenas com palavras mas com a instituição da caridade onde as pessoas estão, neste caso no continente digital”.
D. José Ignacio Munilla, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) e bispo de San Sebastián (Espanha), focou-se na comunicação do Papa Francisco, nestes primeiros oito meses de pontificado, e destacou que “é uma maneira simples e profunda de comunicar a essência da mensagem cristã”.
Em concreto, o presidente da CCEE assinalou que o Papa quando fala do Evangelho “não fala de um conteúdo estranho à sua vida mas em algo que acredita” e quando se dirige às pessoas dedica-lhes atenção: “A sua mensagem não é para as massas mas toca o coração de cada Homem”.
O tema do encontro “Evangelizar na alma da Europa” e o exemplo de Francisco foram uma oportunidade para os bispos refletirem sobre novas formas e métodos de fazerem o anúncio.
O padre Michel Remery, vice-secretário-geral do CCEE, assinalou que os cristãos “são chamados, de modo particular, a comunicar bem, através de todos os meios, com especial atenção para a beleza”.
O sacerdote, evidenciou também a comunicação realizada pelo Papa Francisco e explicou que independentemente do objetivo “cada comunicação verdadeiramente cristã é feita primeiramente como testemunho de uma relação com Cristo”.
Aos participantes também foram apresentadas realidades concretas e os desafios que as novas tecnologias promovem, como a nova comunicação na Arquidiocese de Barcelona que através do tradicional boletim diocesano implementaram um sistema que conjuga o “tradicional e a novas tecnologias respondendo à necessidade de adaptar os conteúdos às diferentes idades dos usuários”, explicou o cardeal Sistach e o diácono Ramon Ollé, diretor do Gabinete de Comunicação Social da arquidiocese.
Com o exemplo do “Manif pour tous” foi demonstrada a promoção e divulgação de informação através das redes sociais Facebook e Twitter, este movimento social francês surgiu quando o parlamento se preparava para votar a lei do casamento entre pessoas do mesmo género e também a adoção.
A figura e a obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí esteve em destaque numa conferência intitulada ‘Comunicar a beleza de Deus através da beleza da arquitetura’, onde assinalaram o simbolismo da Basílica da Sagrada Família.
Durante o encontro foi ainda apresentado o novo sítio na internet do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), em www.ccee.eu, disponível desde o dia 8 de novembro em inglês e italiano.
A Conferência Episcopal portuguesa foi representada por D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto e presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais, Cultura e Comunicações Sociais.
CB