Iniciativa decorreu em Beja e promoveu partilha de experiências entre alunos
Beja, 06 abr 2013 (Ecclesia) – A cidade de Beja acolheu o III Encontro Nacional do Ensino Secundário, iniciativa da Igreja Católica que reuniu mais de 1000 participantes desde sexta-feira em volta do tema ‘Encontro muitas razões para conviver”.
A iniciativa, concluída ao início da tarde de hoje, visou segundo os seus responsáveis “reforçar laços de amizade” e promover “espaços de encontro, convívio, divertimento, música, aventura, reflexão, oração”.
D. António Vitalino, bispo de Beja, saudou o grupo de participantes e deixou-lhes um desafio: “Não tenhais medo de cultivar com amor e carinho todas as relações essenciais da vida humana, a natureza, as pessoas e Deus. Não tenhais vergonha de falar da vossa fé e exprimi-la na vossa vida”.
“A vossa alegria contagia e dá esperança a quem convosco se cruza”, acrescentou.
O encontro decorreu no Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013) que a Igreja Católica está a viver e pretendeu ser “um sinal, dado pelos alunos de EMRC de que é possível descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a Fé”, segundo os promotores da iniciativa, o Secretariado Nacional da Educação Cristã.
Cláudia Coelho, uma das participantes no evento, diz à Agência ECCLESIA que foi “uma experiência ótima, muito divertida”, que permitiu o convívio com gente nova de sítios diferentes.
Também Ricardo Magina realça o facto de o grupo presente em Beja ter sido sempre “animado”, apesar do frio que se fez sentir.
Após um convívio musical, na noite de sexta-feira, os alunos dividiram-se esta manhã para visitar o castelo, a igreja de Santa Maria, a catedral e o liceu de Beja.
MD/OC