Igreja: Jovens católicos europeus vão apresentar manifesto no Jubileu, apontando a 2033

Iniciativa visa promover «transformação espiritual» do continente

Foto: PEJ 22

Cidade do Vaticano, 02 jul 2025 (Ecclesia) – O Vaticano acolheu hoje a apresentação do “Manifesto dos Jovens Cristãos da Europa”, que visa promover a “transformação espiritual” do continente, partindo do Jubileu deste ano até ao de 2033.

“O Manifesto é o resultado de um amplo processo de participação juvenil a nível internacional no projeto ‘Roma 25 – Santiago 27 – Jerusalém 33’. A iniciativa nasceu na Conferência Episcopal Espanhola e conta com o apoio de numerosas conferências episcopais, dioceses, paróquias e movimentos eclesiais em toda a Europa”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A proclamação oficial do Manifesto vai acontecer a 1 de agosto, na Basílica de Santa Maria em Trastevere, em Roma, no âmbito do Jubileu dos Jovens, um dos maiores eventos do Ano Santo 2025.

“Escolhemos anunciar. Não com discursos vazios, mas com vidas autênticas. Com música, redes, arte, silêncio, presença. Com uma fé que não impõe, mas propõe. Com alegria, profundidade e sentido. Escolhemos curar. Ser o rosto de uma Igreja que não julga, mas acolhe. Onde ninguém é dispensável. Onde ninguém caminha sozinho. Onde se pode chorar, rir, recomeçar”, refere o texto.

Queremos que o dia 1 de agosto não seja apenas uma data, mas um sinal profético de unidade. Um espaço onde todos os movimentos, comunidades, carismas e jovens, independentemente da sua origem, possam encontrar-se, olhar-se nos olhos e reconhecer-se uns aos outros em Cristo.”

O manifesto apresenta-se como “a voz de uma geração que não desiste, que acredita, que sonha… e, acima de tudo, que ama”.

O percurso passa por Santiago de Compostela, em 2027, e conclui-se em Jerusalém, no Jubileu extraordinário da Redenção, em 2033.

OC

Partilhar:
Scroll to Top