Responsáveis do Santuário de Fátima partilham experiência adquirida com peregrinação anual
Lisboa, 22 mai 2024 (Ecclesia) – Rute Santos, do Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima, considera “importantíssimo” que a Igreja esteja atenta às crianças, que ensinam a “descomplicar um bocadinho” as questões da fé.
“Acho que é importantíssimo que cada vez mais a Igreja esteja atenta a este público porque as crianças têm muito para dar, muito para aprender, naturalmente, mas também nos podem ensinar a descomplicar um bocadinho estas questões da fé”, disse à Agência ECCLESIA, numa entrevista a respeito da I Jornada Mundial das Crianças.
A iniciativa, convocada pelo Papa, vai realizar-se em Roma, nos dias 25 e 26 de maio, e tem como tema ‘Eis que faço novas todas as coisas’.
Já a tradicional Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima vai decorrer nos dias 09 e 10 de junho e está centrada no lema ‘Orai comigo’.
A irmã Sandra Bartolomeu, religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima (SNSF), assinala que a linguagem destes encontros “tem de ser mais compreensível” para que as crianças entendam, falando num “desafio delicioso”.
Partindo da experiência da peregrinação anual das crianças à Cova da Iria, a irmã Sandra Bartolomeu sublinha que o tema central tem como ponto de partida o ano pastoral e “depois é começado todo o itinerário de construção”.
“Desde a celebração eucarística, as leituras, e aquilo que vai ajudar na celebração para que este público de tenra idade possa vivenciar melhor aquilo que é o tema em foco”, observou.
Para além da Liturgia “há o momento artístico” do tema e “a surpresa” que toca no “coração das crianças”, acrescenta a religiosa das SNSF.
Antes da peregrinação, a organização lança uma campanha tanto para os departamentos da catequese como para as famílias.
“Preparamos esta campanha para eles irem percebendo e irem vivendo também o tema e aquilo que vão experimentar” porque “é muito bom ter o santuário repleto de crianças, da alegria, dos sons, dos barulhos típicos de crianças”,referiu Rute Santos.
A mensagem da Cova da Iria foi vivenciada, “primeiramente, de uma maneira especial, por três crianças” e “isto é uma ótima porta de entrada para chamar as crianças ao Santuário de Fátima”, completa Rute Santos numa entrevista emitida hoje no Programa ECCLESIA (RTP2).
O Papa vai presidir, entre sábado e domingo, à I Jornada Mundial das Crianças, com delegações de cerca de 100 países, incluindo Portugal.
LS/LFS/OC