Fátima, 03 jun 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Conferência Episcopal Portuguesa, promove hoje a Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, em Fátima, sobre o tema «'Out of the box': A relação dos jovens com a Cultura».
Os trabalhos têm início às 10:00, na Domus Carmeli, e a conferência de abertura é proferida pelo sacerdote jesuíta Carlos Carneiro, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O primeiro painel tem como intervenientes Fátima Pimparel, referente da Pastoral da Cultura da diocese de Bragança-Miranda; Fernando José Cassola Marques, doutorando em Informática, diocese de Aveiro e o padre Ricardo Tavares, referente da Pastoral da Cultura da diocese de Angra, acrescenta o comunicado.
A tarde inicia com um momento musical, onde participam Beatriz Cortesão, harpista, o Quarteto de Saxofones da Escola Profissional ARTAVE e o Grupo de Fados da Associação Académica de Coimbra.
Catarina Farinha, licenciada em Farmácia Biomédica e voluntária em projetos com crianças e jovens, Manuel Pinto, professor catedrático da Universidade do Minho, e Maria Helena Vieira, também da Universidade do Minho, participam no segundo painel, moderado pelo jornalista Joaquim Franco.
O tema enquadra-se na próxima assembleia geral do Sínodo dos Bispos, que em outubro de 2018 vai refletir sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».
Além dos agentes da Pastoral da Cultura, o tema da Jornada abre-se a professores, educadores e responsáveis pela juventude de paróquias, organismos e movimentos.
A Jornada Nacional da Pastoral da Cultura encerra com a entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes a Luís Miguel Cintra, distinguido na edição 2017 deste galardão pelos “méritos extraordinários da carreira do encenador, ator, ensaísta e tradutor de literatura dramática”, refere o SNPC.
LFS/PR