Igreja: Jesuítas reunidos em Roma passam Porta Santa da Basílica de São Pedro

215 religiosos em congregação geral vão eleger novo responsável mundial

Cidade do Vaticano, 07 out 2016 (Ecclesia) – A Companhia de Jesus (Jesuítas), reunida na sua 36.ª Congregação Geral (CG) para eleger um novo responsável mundial, vai levar esta sexta-feira os 215 eleitores a passar pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Segundo informa a Rádio Vaticano, os 215 Jesuítas eleitores, de 62 países, vão sair da Cúria Geral com os paramentos litúrgicos às 07h00 (menos uma hora em Lisboa) com destino à Basílica de São Pedro onde vão celebrar a Eucaristia que vai ser presidida pelo sacerdote mais velho entre os presentes, o filipino Bienvenido Nebres, de 76 anos.

Os paramentos litúrgicos incluem uma estola branca que tem bordado o monograma IHS, símbolo da Companhia de Jesus, e que foi desenhada para a 36.ª Congregação Geral.

A Companhia de Jesus (Jesuítas) está reunida para eleger o novo responsável mundial após o superior geral em funções, o sacerdote espanhol Adolfo Nicolás com 80 anos, “eleito vitaliciamente” em 2008, ter apresentado a renúncia em 2014 e que foi aceite no início dos trabalhos, esta segunda-feira.

Em Portugal, “mais de 430” pessoas aderiram à proposta de rezar pelos participantes na assembleia magna.

“Todos os delegados já têm pelo menos duas pessoas a rezar especificamente por eles” e os Jesuítas continuam a acolher quem queira juntar-se a si bastando escrever “quero rezar” na caixa de comentários na rede social Facebook, com o hashtag #CG36 ou enviar um email para rezarcg36@gmail.com e como resposta “recebem o nome de um dos congregados”.

Os Jesuítas são a ordem religiosa “mais numerosa” de sacerdotes e irmãos da Igreja Católica.

A nível nacional são cerca de 160 jesuítas – em 13 comunidades presentes em 10 cidades – que estão representados em Roma pelo atual superior provincial, o padre José Frazão Correia, e o padre Miguel Almeida, que acompanha os jesuítas mais novos na segunda etapa da sua formação.

Em 476 anos de história, desde a sua fundação por Santo Inácio de Loiola, em 1540, a Companhia de Jesus reuniu 36 vezes o órgão máximo de governo.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR