Candidaturas abrem no dia em que o sacerdote jesuíta que inspira o projeto completaria 49 anos e decorrem até 31 de janeiro
Lisboa, 08 jan 2024 (Ecclesia) – Os jesuítas lançaram hoje as bolsas José Maria Brito SJ com o objetivo de apoiar a formação de jovens que tenham projetos de evangelização na área do digital.
“Consciente da necessidade de uma presença católica qualificada nas redes sociais, o projeto Bolsas José Maria Brito SJ quer contribuir para a formação de jovens que desejam dar testemunho da sua fé em Cristo nestas novas ‘ágoras’”, explica a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O Ponto SJ (portal dos jesuítas em Portugal) e a pastoral juvenil dos jesuítas, em colaboração com a Fundação Porticus, decidiram apoiar bolsas de apoio a projetos de comunicação digital em qualquer formato – vídeo, fotografia ou áudio – a realizar durante o ano de 2025, nomeadamente através do financiamento, total ou parcial, de formação nos campos técnico, estratégico ou teológico-espiritual.
A iniciativa destina-se a jovens católicos, entre os 18 e os 30 anos, para quem a fé é um elemento central nas suas identidades e presenças online” e “parte do reconhecimento de que as redes sociais são um lugar onde muitas pessoas passam parte do tempo, disponíveis para observar e, por vezes, escutar e conversar”, indicam os jesuítas.
“Sendo um ambiente com alguma tensão, e onde nem tudo é fecundo, [redes sociais] são parte essencial da cultura atual, e, portanto, realidade que o Senhor ama e na qual os crentes são convidados a estar e a transformar à luz do Evangelho”, refere o comunicado.
Aos destinatários das bolsas é pedido que façam menção do apoio recebido nos conteúdos produzidos e devem comprometer-se a disponibilizar um mínimo de 25 horas de voluntariado, durante a vigência da bolsa, para apoio de algum projeto ou evento do Ponto SJ.
Os bolseiros vão ser também convidados a participar numa sessão de lançamento presencial do programa, focada no enquadramento teórico/espiritual/comunicacional sobre como ser cristão nas redes.
As candidaturas abriram hoje e podem ser enviadas até dia 31 de janeiro para bolsas.jmb@jesuitas.pt.
Nelas, os candidatos devem apresentar os dados pessoais (nome, idade, ocupação, contacto telefónico); uma pequena apresentação pessoal em vídeo (máx. 5 min); a descrição e/ou amostra do projeto; e uma descrição das necessidades de formação, idealmente, a indicação da formação específica para que busca apoio.
Os bolseiros não precisam de ter uma relação com os jesuítas, já que as bolsas “José Maria Brito SJ” são abertas a todos, dentro do espírito de moderação retratado no estatuto editorial do Ponto SJ.
Os jesuítas adiantam que o valor total a atribuir é de 5.000€, sendo o número de projetos a admitir e o valor de cada bolsa determinado em função das candidaturas apresentadas.
A seleção dos bolseiros é feita através de um júri composto pela Rita Carvalho, diretora do Ponto SJ, pela Carolina Berlim, editora de conteúdos audiovisuais e pelo P. Nelson Faria, coordenador da pastoral juvenil dos jesuítas e terá em conta critérios de originalidade, relevância e potencial evangelizador.
A iniciativa é inspirada na vida e na obra do padre José Maria Brito, jesuíta apaixonado pela comunicação e pelo digital, que fundou e dirigiu o Ponto SJ durante os seus primeiros cinco anos, morreu aos 48 anos, em Évora, após ter sofrido um AVC, em abril de 2024.
O projeto é lançado no dia em que sacerdote completaria 49 anos.
LJ/OC