Igreja: Importância dada ao Corpo de Deus vai decrescer com o fim do feriado, prevê padre ligado à promoção da devoção eucarística

Braga, 06 jun 2012 (Ecclesia) – O destaque dado pelos católicos e pela restante sociedade portuguesa ao Corpo de Deus vai diminuir a partir de 2013, quando a solenidade deixar de ser feriado, considera um sacerdote ligado à promoção da devoção eucarística.

“O facto de o Corpo de Deus ser um feriado a meio da semana confere uma importância muito maior à visibilidade da eucaristia”, declarou hoje o padre António Valério à Agência ECCLESIA.

O sacerdote do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração lamenta a transferência do Corpo de Deus para o domingo mas frisou que a mudança “não impede que a vitalidade das comunidades continue a crescer, ainda que a celebração se torne mais desapercebida na sociedade”.

“O que é bonito nas procissões desta solenidade é que elas levam a presença de Deus aos lugares quotidianos das vilas e cidades, o que tem uma força e expressão muito significativas”, acentuou o padre jesuíta.

A Santa Sé anunciou em maio que chegou a um “entendimento excecional” com o Governo português para a eliminação dos feriados do Corpo de Deus e de Todos os Santos “durante os próximos cinco anos”, a partir de 2013.

A celebração do Corpo de Deus, assinalada até agora numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa, vai ser “transferida para o domingo seguinte” e a de Todos os Santos “manter-se-á no dia 1 de novembro, mas sem o caráter de dia feriado civil”.

A Santa Sé sublinhou que o acordo vai ao “encontro dos desejos do Governo português na procura de uma solução para a grave crise económico-financeira em que se encontra o país”.

RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top