Igreja: «Ide e convidai a todos para o banquete» é o tema do Curso de Missiologia 2024

Lisboa, 26 ago 2024 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) em Portugal, com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias (OMP), dinamizam o Curso de Missiologia 2024, que é “aberto a todos”, de 26 a 31 de agosto, em Fátima.

“O objetivo deste curso de Missiologia é preparar, ajudar numa preparação para jovens e menos jovens, religiosos e leigos, para irem em missão ‘Ad extra’ ou ‘Ad intra’. Portanto, não é só para fora, é para dentro também […] mesmo para a Missão País”, afirmou a irmã Fátima Machado, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes – IMAG, em declarações à Agência ECCLESIA.

A organização do Curso de Missiologia explicou que esta formação é aberta “a todos” – clérigos, leigos ou religiosos, jovens, catequistas – que “queiram descobrir e aprofundar as riquezas da Missão”, corresponder “fielmente à sua vocação” e procuram meios formativos.

O Curso de Missiologia de 2024 tem como tema ‘ide e convidai a todos para o banquete’, do Evangelho de São Mateus, começou às 09h00 desta segunda-feira, dia 26, e termina às 13h00, do próximo sábado, dia 31 de agosto, nos Missionários da Consolata, em Fátima.

Os Institutos Missionários Ad Gentes em Portugal apresentaram cinco objetivos para esta formação, como “apresentar as bases bíblico-teológicas da missão ad gentes” e percorrer as etapas “mais importantes da história da evangelização” e da reflexão missiológica, “apresentar exemplos concretos da práxis missionária atual.”.

Segundo o programa, cada dia do Curso de Missiologia tem um tema associado e um formador/orador: ‘Espiritualidade Missionária’ (Teresa Messias); ‘São Lucas e a Missão’ (D. António Couto); ‘Estética e Comunicação da Fé’ (Cátia Tuna); ‘A Missão em Portugal e desde Portugal. Contexto e Desafios’ (D. José Cordeiro); ‘Diálogo Inter-religioso’ (José Nunes); ‘Tertúlia Missionária’ (D. Armando Esteves).

A irmã Fátima Machado assegura que esta é uma formação “completa” e “uma ferramenta boa”, mesmo para quem está “numa paróquia, na catequese ou em qualquer atividade”.

“É boa porque são os fundamentos da Bíblia, por exemplo o diálogo inter-religioso. A nossa multiculturalidade é muito interessante e os formadores são muito bons a dar a matéria, muito bons como a expõem também”, destacou a presidente dos IMAG.

Os IMAG informam que a metodologia desta semana de formação é constituída por conferências, trabalhos de grupo, plenários, testemunhos missionários, oração comum, convívio e momentos culturais, aos participantes é pedido que levem a Bíblia.

O curso é bienal e os participantes desta formação recebem um diploma, que se obtém após a frequência nos dois anos; 2024 corresponde ao 2º ano do ciclo, a inscrição é online e “arbitrária quanto à ordem”.

A organização do Curso de Missiologia cita o Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial Das Missões 2024, a Igreja Católica celebra a 98.ª edição, no dia 20 de outubro, lembrando que “a missão para todos requer o empenho de todos”.

O Curso de Missiologia, organizado pelos Institutos Missionários Ad Gentes, em parceria com as Obras Missionárias Pontifícias de Portugal, começou em 1992.

LJ/CB

Partilhar:
Scroll to Top