Igreja: Curso de Missiologia 2024 vai preparar jovens, religiosos, catequistas e leigos para missões no interior e fora do país

Até ao momento, registam-se 53 inscrições na formação que se realiza de 26 a 31 de agosto

Missão País 2024

Lisboa, 08 ago 2024 (Ecclesia) – O Curso de Missiologia 2024, que decorre de 26 a 31 de agosto, vai servir como preparação para os missionários que desejem partir em missão dentro ou fora do país.

“O objetivo deste curso de Missiologia é preparar, ajudar numa preparação para jovens e menos jovens, religiosos e leigos, para irem em missão ‘Ad extra’ ou ‘Ad intra’. Portanto, não é só para fora, é para dentro também […] mesmo para a Missão País”, afirmou Fátima Machado, presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes – IMAG, em declarações à Agência ECCLESIA.

A formação dos IMAG, com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias, cujo tema é ‘Ide e convidai a todos para o banquete’, “abrange toda a gente”, diz a responsável, incluindo os catequistas que também têm aderido; até ao momento, somam-se 53 inscrições.

O Curso de Missiologia 2024 vai ter um tópico para cada dia que será aprofundado por um orador: ‘Espiritualidade Missionária’, por Teresa Messias (dia 26); ‘São Lucas e a Missão’ por D. António Couto (dia 27); ‘Estética e Comunicação da Fé’ por Cátia Tuna (dia 28); ‘A Missão em Portugal e desde Portugal. Contexto e Desafios’ por D. José Cordeiro (dia 29); ‘Diálogo Inter-religioso’ por José Nunes (dia 30) e ‘Tertúlia Missionária’ por D. Armando Esteves (dia 31).

A irmã Fátima Machado assegura que esta é uma formação “completa” e “uma ferramenta boa”, mesmo para quem está “numa paróquia, na catequese ou em qualquer atividade”.

“É boa porque são os fundamentos da Bíblia, por exemplo o diálogo inter-religioso. A nossa multiculturalidade é muito interessante e os formadores são muito bons a dar a matéria, muito bons como a expõem também”, destacou.

O curso é bienal e os participantes recebem um certificado que é obtido após a frequência nos dois anos.

“Este ano corresponde ao segundo, mas é aleatório, podem começar pelo segundo ou pelo primeiro”, explica.

A presidente dos IMAG considera que a Missão Ad Gentes tem marcado “muito” a Igreja em Portugal, indicando que no mês de julho participaram 80 pessoas no Curso de Integração Missionária (CIM) que “gostaram muito” da iniciativa.

“Esta formação [Curso de Missiologia 2024] é uma mais-valia para os conhecimentos bíblicos e de diálogo inter-religioso e da missão e da espiritualidade missionária. Portanto, quer para fora, quer para Portugal, é muito bom”, reforçou.

A irmã Fátima Machado espera que os participantes “aprofundem mais esta espiritualidade”, as temáticas “apresentadas este ano” e no ano seguinte e que a formação “contribua” para cada um saber mais aquilo em que acredita, para se deixar guiar pelo Espírito Santo na missão de Jesus Cristo.

Segundo a responsável, há o registo de participantes que repetem o Curso de Missiologia, que dizem ser “uma golfada de ar fresco, uma paragem” que os fortalece para o ano, para serem missionários na paróquia ou na diocese.

“As pessoas incitam-nos a que continuemos com este curso. Ainda agora nos e-mails que enviei várias pessoas me têm respondido, a agradecerem, porque não conheciam – vão divulgar e que vão participar”, realça.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top