Igreja/História: Resistências e acatamentos à I República

Lisboa, 01 mar 2012 (Ecclesia) – A revista ‘Lusitania Sacra’, editada pelo Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta na sua mais recente edição um dossier sobre ‘A República: resistências e acatamento a nível local’.

A publicação apresenta artigos resultantes de comunicações apresentadas a uma das secções temáticas do Congresso Internacional de História ‘Religião, Sociedade e Estado: 100 Anos de Separação’ realizado em Lisboa, na UCP, de 13 a 16 de abril de 2011.

Na apresentação da revista, citada pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), sublinha-se que “este congresso foi a iniciativa de maior destaque entre aquelas que o Centro de Estudos de História Religiosa promoveu” em torno da problemática religiosa no contexto do final da Monarquia Constitucional e da implantação do regime republicano e, “num sentido mais lato, sobre os processos de desconfessionalização dos Estados modernos ocidentais e as diversas modalidades de separação”.

Estas preocupações estiveram patentes na edição especial do semanário Agência ECCLESIA publicada a 5 de outubro de 2010.

A ‘Lusitania Sacra’, um projeto iniciado há 55 anos, apresenta agora um artigo sobre o impacto a nível diocesano da Separação em França (1905), paradigma associado ao que ocorreu em Portugal em 1911, e vários textos sobre o caso português a partir de diversos prismas: locais (dioceses de Algarve, Lamego e Leiria), grupos sociais (hierarquia católica, clero local e populações) e instâncias de ação (imprensa e debate político e legislativo).

SNPC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top