Igreja/História: Évora recorda arcebispo que contrariou anti-clericalismo

Évora, 29 mar 2012 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora assinala esta sexta-feira o 57º aniversário da morte de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, arcebispo que entre 1921 e 1955 revitalizou a Igreja local contrariando problemas como o anti-clericalismo e o laicismo.

Em comunicado publicado na sua página de internet, a Arquidiocese saúda a memória deste “Servo de Deus”, cujo processo de canonização foi introduzido em 1972.

A este respeito, a Igreja eborense diz que “continuam a ser recebidas comunicações de graças obtidas por intermédio” de D. Manuel Mendes da Conceição Santos, o que indica que “este grande prelado não foi esquecido”.

O programa em honra do arcebispo prevê a celebração de uma missa na Sé de Évora, amanhã, a partir das 11h00, seguida por uma breve oração junto ao seu túmulo.

D. Manuel Mendes da Conceição Santos (1976 – 1955) dedicou-se sobretudo à evangelização das comunidades e ao desenvolvimento das vocações sacerdotais na região.

Entre outras obras, realizou inúmeras visitas pastorais, reestruturou os Seminários e atraiu à Arquidiocese diversas congregações religiosas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top