Associação manifesta «total disponibilidade para se colocar ao seu serviço» a D. Rui Valério
Lisboa, 01 set 2023 (Ecclesia) – A Associação dos Juristas Católicos expressa “profunda gratidão pelo ministério” de D. Manuel Clemente e “manifesta a sua total disponibilidade” a D. Rui Valério, novo patriarca de Lisboa que vai tomar pose este sábado.
“No momento em que o Senhor D. Manuel Clemente cessa funções como Patriarca de Lisboa, a direção da Associação dos Juristas Católicos, associação pública diocesana de fiéis, vem expressar profunda gratidão pelo seu ministério”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA, onde dão “graças por todas as sementes que plantou e que dão tantos frutos nas vidas dos associados”.
Os Juristas Católicos recordam que D. Manuel Clemente, após a sua entrada em Lisboa, em 2013, teve a iniciativa de “revitalizar a associação”, “foi sempre do seu entendimento” a importância das associações profissionais católicas na vida eclesial, como forma específica de participação dos leigos na sociedade.
A associação pública diocesana de fiéis acrescenta que “sempre incentivou” a que pusessem “os dons e a competência da profissão ao serviço da Justiça e da Verdade”, que procurassem uma formação espiritual completa e adequada à exigência das suas atividades, mantendo “uma voz ativa na sociedade”.
No dia 10 de agosto, o Papa Francisco nomeou como novo patriarca de Lisboa o bispo D. Rui Valério, sucedendo a D. Manuel Clemente, que completou 75 anos, idade limite imposta pelo Direito Canónico para o exercício dessa missão.
Ao novo patriarca de Lisboa, a direção da Associação dos Juristas Católicos manifesta “total disponibilidade para se colocar ao seu serviço”, esperando “poder corresponder” à exortação que fez aos leigos na sua mensagem à diocese: assumir a “determinante responsabilidade da Evangelização do mundo e da cultura”.
D. Rui Valério, de 58 anos, vai tomar posse da Diocese de Lisboa este sábado, dia 2 de setembro, pelas 11h00, na Sé Patriarcal, diante do Cabido.
A entrada solene tem lugar no dia seguinte, 3 de setembro, domingo, às 16h00, no Mosteiro dos Jerónimos.
A Associação dos Juristas Católicos, criada em 1985, tem como finalidade geral contribuir para que na sociedade portuguesa se realizem os valores da doutrina cristã, em harmonia com o Magistério da Igreja.
CB