Brasília, 14 jul 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, revelou hoje que a Igreja procurou difundir “valores humanos e cristãos”, durante o Mundial de Futebol, que terminou este domingo.
“O golo da vitória mais importante não é o golo conquistado durante o jogo, mas o golo da vitória é o aperfeiçoamento da democracia, é a convivência respeitosa entre as pessoas. É a defesa e a promoção da dignidade humana, dos seus direitos”, revelou o cardeal, em entrevista à Rádio Vaticano.
Nesse sentido, o também arcebispo de Aparecida explicou que a CNBB tentou chamar a atenção para “valores humanos” que todos devem cultivar através do desporto: “Capacidade do diálogo; de colaboração; de saber respeitar o outro; capacidade de acolher os resultados das partidas de futebol”.
O cardeal acrescentou que houve apelos para “saber acolher” e respeitar os milhares de estrangeiros que passaram pelo Brasil durante a realização do Mundial, a “valorizar a sua cultura” e “contribuição para o país”.
“Creio que alguma coisa permanecerá no coração das pessoas que estiveram a acompanhar a Copa e que procuraram conhecer a proposta e a mensagem tanto do Santo Padre Francisco como também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, conclui.
RV/CB/OC