Torneio de sacerdotes católicos decorre em Lamego
Lamego, Viseu, 02 jul 2012 (Ecclesia) – 12 equipas de padres católicos deram hoje o pontapé de saída para a sétima edição da ‘Clericus Cup’ que se realiza até esta terça-feira no pavilhão de Ferreirim, Lamego.
“As pessoas podem estar cheias de futebol [o Campeonato Europeu de Futebol terminou este domingo], mas os padres não, porque precisamos destes convívios para aliviar o stress”, disse à Agência ECCLESIA o padre Luis Santos, jogador da Diocese de Lamego.
Além da seleção da casa, marcam presença as dioceses de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu, Porto, Funchal, Lisboa, Guarda, Évora/Algarve, Leiria-Fátima/Coimbra e uma representação dos Vicentinos.
Segundo o representante da equipa lamecense, os padres presentes no torneio de futsal utilizam este espaço “para conviver e partilhar assuntos eclesiásticos e de âmbito nacional e internacional”.
As primeiras cinco edições foram vencidas pelos padres de Viana do Castelo, mas em 2011 ganharam os de Vila Real.
O padre Luís Santos, de 36 anos, prevê que o vencedor deste ano venha a sair do leque dos cabeças de série: Viana do Castelo, Vila Real, Lamego e Braga.
Apesar de jogarem em casa, o padre Luis Santos não atribui o favoritismo à Diocese de Lamego, até porque a adesão das pessoas “não é muita”, visto que o torneio joga-se durante os dias da semana e muitos estão a trabalhar.
Com treinos semanais, os padres de Lamego “jogam à bola pelo convívio desportivo” no entanto, confessou o sacerdote lamecense, há quem entre “mais duro” nas jogadas.
Os empurrões e “alguns impropérios” fazem parte do jogo, mas “sempre com fair-play”, disse o padre-jogador, que acrescenta: “Os árbitros têm cartões vermelhos e amarelos, mas, felizmente, raramente os utilizam”.
Adepto confesso da selecção nacional e também do Benfica, o padre Luis Santos joga desde tenra idade e participa “com frequência” em encontros de futebol.
Para além dos jogos, os padres presentes irão visitar alguns sítios típicos da região durante o evento que encerra esta terça-feira com o almoço de despedida antes do jogo da final, que tem início marcado para as 12h15.
LFS