Igreja: Fronteiras das dioceses do Porto e de Coimbra delineadas há 900 anos

Data é hoje assinalada na localidade de Figueiredo, onde em 1114 começou a ser debatida a questão

Porto, 30 dez 2014 (Ecclesia) – A associação Figueiredo de Rey, no concelho de Oliveira de Azeméis, assinala hoje os 900 anos de uma cimeira católica que esteve na base da delimitação dos territórios das Diocese do Porto e de Coimbra.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, aquele organismo recorda o encontro que decorreu em 1114 na localidade de Figueiredo, entre “os bispos do Porto, D. Hugo, e de Coimbra, D. Gonçalo”.

“A Diocese do Porto tinha acabado de ser criada e havia necessidade de definir as fronteiras a sul que na época confrontava com a Diocese de Coimbra”, explica o texto.

Apesar deste primeiro encontro não ter sido “conclusivo”, foi “o ponto de partida para um trabalho” que só viria a ficar concluído “já depois do estabelecimento do reino de Portugal, em 1139”.

A “cimeira episcopal”, acrescenta a associação Figueiredo de Rey, está registada “no Livro Preto da Sé de Coimbra” e também no “Censual do Cabido da Sé do Porto”.

O organismo vai assinalar os 900 anos de um encontro que sublinhou “a importância da Igreja na estrutura de poder da altura” e que mostrou “por outro lado o quanto esse poder era disputado, já que as ditas fronteiras entre as duas dioceses terão levado décadas a serem definidas”.

Destaque, no programa de hoje, “para uma contextualização histórica” que estará a cargo do professor Carlos Costa Gomes, investigador do Instituto de Bioética, da Universidade Católica do Porto, que será seguida de “uma tertúlia à volta do tema”.

“Será ainda descerrada uma placa evocativa” da data em questão.

A associação Figueiredo de Rey pretende lançar nos próximos meses “uma série de iniciativas” no sentido de “aprofundar a história da localidade de Figueiredo”.

Uma terra que, frisa o organismo, terá “tido no período medieval e medieval tardio, uma grande relevância, como são prova os forais atribuídos em 1258 e 1514”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top