Fátima, 07 jul 2021 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove um curso de verão sobre «Os rostos de Fátima: faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular», entre hoje e sexta-feira, de 7 a 9 de julho, no Centro Pastoral Paulo VI.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que vão ser aprofundados os rostos que contribuíram “para a consolidação, divulgação e estudo do fenómeno de Fátima e os rostos que, por outro lado, o criticaram o acontecimento”.
“Além destas análises biográficas mais específicas, serão também tratadas outras fisionomias que ajudarão a compreender como foi moldada a espacialidade do Santuário de Fátima, assim como a espiritualidade daqueles que se fizeram peregrinos da Cova da Iria, desde os papas até ao peregrino anónimo”, lê-se na sinopse da proposta formativa.
Ao longo dos três dias do curso, o tema ‘Os rostos de Fátima: faces visíveis e invisíveis de um fenómeno secular’ vai ser aprofundado por André Melícias, responsável pelo Arquivo e Biblioteca do Santuário; Carmo Rodeia, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima; Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; Sónia Vazão, também do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pelo reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.
O programa formativo incluiu o visionamento do documentário “Santos vizinhos: duas crianças que se fizeram candeias da humanidade a partir de Fátima”, esta quarta-feira, e uma visita guiada à exposição “Os rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual”, no segundo dia.
Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima têm sido promovidos, com periodicidade anual, pelo Departamento de Estudos do Santuário de Fátima a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima.
LFS