Igreja/Família: Mais de 50 casais fizeram o compromisso no movimento Equipas de Nossa Senhora

Cerimónia decorreu no primeiro Encontro de Equipas Novas 2024 

Foto: Ricardo Perna

Cascais, 07 fev 2024 (Ecclesia) – As Equipas de Nossa Senhora realizaram o primeiro Encontro de Equipas Novas 2024 este sábado, 3 de fevereiro, onde mais de 50 casais fizeram o seu compromisso no movimento.

“Foi um dia de alegria, partilha de vida e formação; onde foram revistos algumas das principais orientações do movimento: Quem nos guia? Para onde vamos? O que levamos connosco? e Quem vai connosco? foram os temas dos módulos e que tinham como propósito alicerçar os conhecimentos dos equipistas sobre os princípios do movimento”, explica uma nota enviada hoje pelo movimento à Agência ECCLESIA.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal, fundado pelo padre francês Henri Caffarel (1903–1996), nos anos 30 do século XX.

O primeiro Encontro de Equipas Novas de 2024 decorreu no Seminário da Torre da Aguilha, em Carcavelos, e juntou sete equipas da Província Sul do movimento em Portugal.

O compromisso de cada equipa no movimento de espiritualidade conjugal foi feito no final da Eucaristia, em espírito de oração, e na presença dos responsáveis de setor, província e supra-região das Equipas de Nossa Senhora, tendo recebido, na altura, um guião das equipas e uma imagem de Nossa Senhora.

Os casais tiveram oportunidade de “reunir em equipas mistas” para partilhar a sua caminhada neste movimento da Igreja Católica, “as vivências e dinâmicas das suas equipas”, e os desafios da espiritualidade conjugal, o padre Pedro Figueiredo, do Patriarcado de Lisboa, foi o assistente espiritual deste encontro.

As Equipas de Nossa Senhora proporcionaram também o encontro entre casais em início da caminhada matrimonial, “com poucos anos de vida em comum e filhos pequenos”, com alguns casais “com mais de 20 anos de sacramento, alguns com netos”, uma prova de que o movimento “pode ser integrado em qualquer fase da vida do casal”.

Segundo o comunicado, “um dos momentos fortes” do programa foi a oração, onde os cerca de 74 participantes puderam rezar e refletir sobre a sua vivência do matrimónio e a espiritualidade conjugal, com o Santíssimo Sacramento, na capela do seminário.

Cada equipas é constituída por 5 a 7 casais e um Sacerdote conselheiro espiritual ou um acompanhante espiritual (religioso ou religiosa).

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um Movimento de Espiritualidade Conjugal reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top