Secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios acredita que o testemunho dos sacerdotes mostra a «validade do projeto»
Lisboa, 14 nov 2012 (Ecclesia) – O Secretário da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) considera que a família é o melhor espaço para educar as novas gerações para a fé e promover o aparecimento de novos candidatos ao sacerdócio.
“A família é o ambiente natural de educação e crescimento na fé e o testemunho é a maior riqueza na passagem desta mensagem”, disse à ECCLESIA o cónego Emanuel Matos Silva, no âmbito da Semana dos Seminários que a Igreja Católica está a celebrar até domingo.
O responsável acredita que a família, estando de certa forma “fragilizada”, não se encontra “impossibilitada” de dar testemunho e cativar os jovens.
Neste sentido, o secretário da CEVM espera que a semana intitulada ‘Sacerdote, irmão na fé e servidor da fé dos irmãos’ seja uma experiência de comunhão entre as comunidades e uma forma de “ver experiências de oração” por novas vocações e também “pela perseverança” dos sacerdotes.
“Este tema é uma feliz coincidência, no Ano da Fé, para valorizar o papel do padre e sublinhar a fé no serviço”, afirmou o sacerdote.
A CEVM acolheu esta semana dos seminários sem “grandes estratégias” mas como um “desafio”.
“A vida dos sacerdotes é a melhor maneira de chamar jovens ao sacerdócio, a qualidade, a alegria e a fidelidade dessa vida mostram a validade do grandioso projeto”, conclui o cónego Emanuel Matos Silva.
A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM para esta iniciativa estão disponíveis, online, para que as comunidades católicas possam preparar esta celebração.
A Semana dos Seminários é o tema central do programa ECCLESIA deste domingo (transmitido às 06h00 na Antena 1) onde pode escutar a reportagem no seminário dos Olivais, em Lisboa.
SN/OC