Igreja: Faleceu cardeal Carlo Caffarra, arcebispo emérito de Bolonha

Lisboa, 06 set 2017 (Ecclesia) – O cardeal Carlo Caffarra, arcebispo emérito de Bolonha, faleceu hoje aos 79 anos de idade, na Itália.

“Serviu com alegria o Evangelho e amou intensamente a Igreja”, refere o Papa, na sua mensagem de condolências, enviada ao atual arcebispo de Bolonha, D. Matteo Maria Zuppi.

“Penso com afeto neste querido irmão no episcopado, que serviu com alegria o Evangelho e amou intensamente a Igreja e recordo com gratidão a generosa obra pastoral por ele realizada, como fundador e docente do Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre Matrimónio e a Família, depois como zeloso pastor da Arquidiocese de Ferrara-Comacchio e mais tarde como guia solícito e sábio desta arquidiocese”, escreve.

O falecido cardeal, especialista em temas da família e do matrimónio, esteve à frente da Arquidiocese de Bolonha durante 12 anos, de 2003 a 2015, após ter sido bispo de Ferrara; foi criado cardeal em março de 2006 pelo Papa Bento XVI.

Juntamente com os cardeais Walter Brandmüller, Joachim Meisner (já falecido) e Raymond Leo Burke, D. Carlo Caffarra dirigiu cinco ‘dubia’ (dúvidas), perguntas formais que procuram determinar se pontos da exortação apostólica assinada por Francisco vão contra ensinamentos da Bíblia e do magistério dos anteriores Papas.

Com esta morte, o Colégio Cardinalício passa a ser composto por 221 cardeais, dos quais 120 eleitores (com menos de 80 anos).

No último sábado, o Papa tinha assinalado a morte do cardeal Cormac Murphy-O’Connor, arcebispo emérito de Westminster (Inglaterra), que faleceu no dia 1 de setembro, aos 85 anos.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR