Formação foi organizada pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, pela Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal e pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios

Lisboa, 09 fev 2026 (Ecclesia) – O 19º encontro de agentes de pastoral vocacional congregou, em Fátima, “uma centena de consagrados e consagradas dos institutos religiosos e seculares de Portugal”, bem como “agentes diocesanos da pastoral das vocações” para partilha de “experiências e caminhos”.
«Acompanhamento vocacional: experiências e itinerários» foi o tema do encontro organizado pela Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), pela Conferência Nacional dos Institutos Seculares de Portugal (CNISP) e pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM).
“D. José Miguel Pereira, bispo da Guarda, fez a conferência de fundo sobre o tema do encontro, ajudando-nos a perceber claramente que o acompanhamento, que exige discernimento pessoal e configuração vocacional de ambiente e da pastoral, é diferente da animação dos jovens”, explica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
No encontro participaram “oradores experientes em diversas áreas relacionadas com o acompanhamento.
“Acompanhar na dimensão espiritual, com o P. Filipe Santos; acompanhar na dimensão humana e psicológica, com a Doutora Ana Sofia Medina; acompanhar na comunidade, com a Ir. Ana Paula Conceição; acompanhar na dimensão pastoral e carismática, com o P. José Antunes da Silva; acompanhar no ensino superior, com o P. Pedro Sousa; acompanhar no namoro, com o casal Francisco e Mariana Salgado; e acompanhar no caminho da iniciação cristã, com o casal Francisco e Alice Londral, e a Ir. Gisela”, apresenta o comunicado.





O encontro, de dois dias, foi marcado pelo “diálogo sinodal”, de onde “resultaram intuições práticas” para um compromisso com a realidade da missão da Igreja, “enriquecido pelos testemunhos vocacionais diferenciados de alguns dos presentes”.
“O encontro culminou com a celebração da Eucaristia, que foi presidida por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar emérito de Lisboa e vogal da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios”, finaliza o comunicado.
LS
