Assembleia Europeia decorreu na Lituânia, com participação de delegação portuguesa
Lisboa, 14 jun 2019 (Ecclesia) – A Comunidade de Vida Cristã (CVX) encerrou esta semana a sua Assembleia Europeia, na capital da Lituânia, escolhendo uma nova equipa continental (Euroteam) e apontando a juventude e as migrações como prioridades da sua ação.
A comunidade católica, ligada à espiritualidade dos Jesuítas, promoveu este encontro de 7 a 10 de junho, com a participação de uma delegação portuguesa da (CVX), constituída por Carla Rebelo, presidente da CVX- Portugal; João Cordovil Cardoso (vice-presidente da CVX-P); e pelo padre José Eduardo Lima (assistente nacional da CVX-P).
Os trabalhos contaram com a participação de 19 representações europeias, a que se juntaram participantes do Egito e da Síria, para momentos de oração e de debate conjunto sobre as prioridades apostólicas da CVX.
A nova equipa de coordenação, o Euroteam, tem mandato para os próximos cinco anos.
“Somos 19 países europeus, cada um com a sua comunidade nacional, mas que nos vamos deparando com o mesmo tipo de desafios e de necessidades de formação. O Euroteam acaba por ser um ‘pivot’ no relacionamento entre as várias comunidades nacionais”, refere Carla Rebelo, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA .
A nova equipa europeia, eleita na Assembleia, inclui membros CVX de Malta, da Bélgica, da Polónia e da Alemanha.
Segundo a presidente da CVX-Portugal, “uma das recomendações mais trabalhada no decorrer da Assembleia Europeia da CVX foi o tópico da juventude, que é também uma das prioridades apostólicas da Companhia de Jesus para os próximos 10 anos”.
Carla Rebelo realça que a maior atenção à juventude nasce da “confluência de dois fatores”, o primeiro dos quais tem a ver com “o envelhecimento da Europa, sobretudo nos países centrais, onde a CVX tem uma média etária relativamente elevada”.
Outra razão relaciona-se com a secularização da Europa, “um continente cada vez mais secularizado, o que também cria a oportunidade de primeiro anúncio de evangelização em moldes menos tradicionais, atraindo também mais a juventude”.
“É importante ir onde os jovens estão. Encontrá-los nas suas circunstâncias, nos seus modos de pensar, nas suas realidades específicas e muito diferentes das que foram as gerações anteriores, sobretudo por causa da realidade das redes sociais e da internet”, explicou a presidente da CVX-Portugal.
A CVX na Europa mostrou-se igualmente atenta à questão das migrações, partilhando experiências de acolhimento de refugiados e de migrantes.
Carla Rebelo observa que “já existe uma rede europeia de cooperação entre vários países com comunidades CVX”.
O trabalho na Assembleia Europeia da CVX realizou-se segundo o método do “discernimento comunitário”, iniciado na última Assembleia Mundial, em Buenos Aires.
“Há um processo de oração individual, a que se segue um tempo de partilha de grupo em três rondas, com o objetivo de chegar a duas ou três ideias importantes”, relata Carla Rebelo.
A Comunidade de Vida Cristã (CVX) é uma comunidade mundial de Leigos – composta por homens e mulheres, adultos e jovens – presente em mais de 60 países.
“Somos um grupo de gente com um desejo de seguir a Jesus mais de perto. E esse seguimento de Cristo faz-se no contexto das nossas vidas quotidianas, familiares e profissionais. Para nós é importante que esse seguimento de Jesus dê um sentido pleno à nossa vida toda à luz do Evangelho”, explica a presidente da CVX-P.
Os membros CVX reúnem-se quinzenalmente em pequenos grupos constituídos por 10 a 14 pessoas, com um animador e um guia.
Em Portugal, a CVX-P congrega cerca de 1600 pessoas e organiza-se territorialmente em 6 regiões: Braga (com grupos de Viana do Castelo, Guimarães e Póvoa de Varzim), Porto (Porto, Famalicão e Santo Tirso), Beira Interior (Covilhã e Castelo Branco), Beira Litoral (Coimbra, Viseu, Aveiro e Leiria), Sul (Lisboa, Santarém e Almada), e Além Tejo (Évora, Beja e Portalegre).
OC