Igreja: Estatística sobre a catequese em Portugal divulgadas em encontro nacional dos secretariados diocesanos

Foto: EDUCRIS

Fátima, 04 jul 2025 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Educação Cristã promove hoje um encontro nacional com os secretariados diocesanos da catequese para divulgar novos materiais e apresentar as estatísticas da catequese em Portugal.

Entre os temas em destaque vai estar a apresentação dos recursos catequéticos EMAÚS, nomeadamente o Discipulado Missionário 2 e o Aprofundamento Mistagógico 1, que serão apresentados pelos padres José Henrique Pedrosa, da Diocese de Leiria-Fátima, e Rui Alberto Almeida, da Salesianos Editora.

Os novos materiais fazem parte da renovação da catequese em Portugal, que tem por base o Itinerário de Iniciação à Vida Cristã, publicado em 2022.

Ainda antes do almoço, Verónica Parente e Frei João Costa, apresentam a obra «Betânia – entre linhas e cliques».

Na parte da tarde, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, conduzirá uma reflexão sobre os desafios da catequese contemporânea, seguida da apresentação e partilha da realidade estatística da catequese em Portugal.

O encontro vai ainda apresentar datas importantes para o calendário catequético nacional com destaque para o Jubileu dos Catequistas 2025, que decorrerá em Roma de 26 a 28 de setembro; a Semana Nacional da Educação Cristã 2025, prevista de 5 a 12 de outubro; as Jornadas Nacionais de Catequistas 2025, em Fátima, nos dias 18 e 19 de outubro; e o Encontro Nacional de Catequese 2026, a realizar na Diocese de Aveiro, entre 8 e 10 de abril de 2026.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top