Vaticano salienta que o novo documento consolida «laços de amizade e colaboração já existentes entre as duas partes»
Cidade do Vaticano, 14 set 2022 (Ecclesia) – A Santa Sé e a República do Cazaquistão assinaram hoje um novo Acordo de Intenções, que pretende implementar de “forma mais ampla” o artigo 2 do acordo bilateral de 1998, informou o Vaticano.
O texto, firmado no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Nur-Sultan, capital cazaque, vai facilitar “a concessão dos vistos e das permissões de estadia ao pessoal eclesiástico e religioso proveniente do estrangeiro e empenhado no cuidado pastoral dos fiéis católicos no Cazaquistão”.
O comunicado do Vaticano refere que o novo Acordo de Intenções, assinado entre a Santa Sé e a República do Cazaquistão, “consolida ainda mais os laços de amizade e colaboração já existentes entre as duas Partes”.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informa também que o documento, composto por um preâmbulo e por oito parágrafos, vai entrar em vigor “após a troca dos instrumentos de ratificação”.
O Acordo de Intenções foi assinado pelo secretário do Vaticano para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais da Santa Sé, D. Paul Richard Gallagher, e pelo vice-primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros cazaque, Mukhtar Tileuberdi.
O Papa Francisco iniciou esta terça-feira a sua primeira visita ao Cazaquistão, que apresentou como “peregrinação de paz”; no primeiro discurso pediu soluções diplomáticas para os conflitos em curso.
A viagem à capital cazaque, de três dias, inclui a participação no VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.
CB/OC