Igreja/Estado: Presidente da República condecorou núncio apostólico cessante em Portugal

D. Ivo Scapolo recebeu Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo depois de ter renunciado ao cargo que ocupava desde 2019

Lisboa, 11 jul 2025 (Ecclesia) – O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, no dia 3 de julho, o núncio apostólico cessante em Portugal, D. Ivo Scapolo, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O decano do Corpo Diplomático em Portugal, que desempenhou estas funções durante seis anos, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, informa o Patriarcado de Lisboa.

Com 71 anos, D. Ivo Scapolo deixou Portugal a 4 de julho, depois de ter pedido a renúncia ao cargo, que foi aceite pelo Papa Leão XIV no dia 23 de maio.

Na altura, a Conferência Episcopal portuguesa publicou uma mensagem a agradecer a presença do responsável em Portugal durante os seis anos “como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.

“Além do normal exercício da sua missão pastoral e diplomática, recordamos com particular relevância o seu acompanhamento aquando da visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, pode ler-se.

Nesta ocasião, também o Patriarcado de Lisboa emitiu uma nota a manifestar o agradecimento a D. Ivo Scapolo por “todo o empenho que desempenhou a representação papal”.

D. Rui Valério lembrou em especial a “organização e realização” da edição da JMJ em Lisboa, assinalando também que foi pela missão do núncio apostólico cessante que “foi nomeado um novo patriarca para Lisboa e ainda três novos bispos Auxiliares”.

“Damos graças a Deus pela sua proximidade, zelo e dedicação com que desempenhou a sua missão e pela proximidade que sempre demonstrou ao Patriarcado de Lisboa. Foi alguém que tornava visível a nossa comunhão com o Papa participando nas celebrações mais solenes do ano litúrgico e outros momentos importantes da vida diocesana”, escreveu.

A Ordem Militar de Cristo, entregue pelo presidente da República, é uma ordem honorífica portuguesa que herdou o nome da extinta Ordem de Cristo (1834), e que é concedida por destacados serviços prestados no exercício das funções em cargos de soberania ou Administração Pública, e na magistratura e diplomacia, que mereçam ser especialmente distinguidos.

D. Ivo Scapolo, então com 66 anos, foi nomeado como núncio apostólico em Portugal, pelo Papa Francisco, no dia 9 de agosto de 2019.

O responsável exerceu missão nas representações pontifícias em Angola, Portugal, Estados Unidos da América e na Secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

Antes de Portugal, foi núncio apostólico na Bolívia (2002-2008), no Ruanda (2008-2011) e no Chile (2011-2019).

O arcebispo italiano, doutorado em Direito Canónico, nasceu em Pádua (Itália), no dia 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978.

LJ/OC

Igreja/Estado: Papa Leão XIV aceitou a renúncia do núncio apostólico em Portugal

Partilhar:
Scroll to Top