Igreja/Estado: Papa Leão XIV aceitou a renúncia do núncio apostólico em Portugal

Conferência Episcopal Portuguesa agradeceu «a presença» de D. Ivo Scapolo, representante diplomático da Santa Sé em Portugal, durante seis anos

Foto Jorge Velez

Cidade do Vaticano, 23 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV aceitou hoje a renúncia ao cargo do núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Ivo Scapolo, de 71 anos, informou a Santa Sé e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

D. Ivo Scapolo, de 71 anos de idade, informa que o pedido de renúncia ao cargo de núncio apostólico em Portugal foi apresentado com a “possibilidade oferecida” pelo artigo 20, 2, do Regulamento para as Representações Pontifícias, que autoriza estes representantes a pedir a antecipação de sua jubilação ao completar 70 anos de idade.

Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela CEP, o arcebispo italiano, decano do Corpo Diplomático em Portugal, informa que planeia “deixar Portugal definitivamente entre o final de junho e o início de julho”.

A Conferência Episcopal Portuguesa “agradece a presença” de D. Ivo Scapolo, durante os últimos seis anos, “como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.

“Além do normal exercício da sua missão pastoral e diplomática, recordamos com particular relevância o seu acompanhamento aquando da visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, acrescenta a CEP, na mensagem por ocasião da renúncia do núncio apostólico em Portugal.

D. Ivo Scapolo, então com 66 anos, foi nomeado como núncio apostólico em Portugal, pelo Papa Francisco, no dia 9 de agosto de 2019.

O responsável, que desde 2011 era o representante diplomático do Papa no Chile, sucedeu no cargo a D. Rino Passigato, que apresentou a sua renúncia após ter superado o limite de idade estabelecido no Direito Canónico, de 75 anos.

A Conferência Episcopal Portuguesa, aquando da nomeação de D. Ivo Scapolo, desejou ao então novo núncio apostólico “um frutuoso ministério pastoral como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.

D. Ivo Scapolo, arcebispo titular de Tagaste, entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal (como secretário, no fim dos anos 80), Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

Como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019).

O arcebispo italiano, doutorado em Direito Canónico, nasceu em Pádua, no dia 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978.

OC/CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top