Conferência Episcopal Portuguesa agradeceu «a presença» de D. Ivo Scapolo, representante diplomático da Santa Sé em Portugal, durante seis anos

Cidade do Vaticano, 23 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV aceitou hoje a renúncia ao cargo do núncio apostólico (representante diplomático) da Santa Sé em Portugal, D. Ivo Scapolo, de 71 anos, informou a Santa Sé e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
D. Ivo Scapolo, de 71 anos de idade, informa que o pedido de renúncia ao cargo de núncio apostólico em Portugal foi apresentado com a “possibilidade oferecida” pelo artigo 20, 2, do Regulamento para as Representações Pontifícias, que autoriza estes representantes a pedir a antecipação de sua jubilação ao completar 70 anos de idade.
Na nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, pela CEP, o arcebispo italiano, decano do Corpo Diplomático em Portugal, informa que planeia “deixar Portugal definitivamente entre o final de junho e o início de julho”.
A Conferência Episcopal Portuguesa “agradece a presença” de D. Ivo Scapolo, durante os últimos seis anos, “como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.
“Além do normal exercício da sua missão pastoral e diplomática, recordamos com particular relevância o seu acompanhamento aquando da visita do Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023”, acrescenta a CEP, na mensagem por ocasião da renúncia do núncio apostólico em Portugal.
D. Ivo Scapolo, então com 66 anos, foi nomeado como núncio apostólico em Portugal, pelo Papa Francisco, no dia 9 de agosto de 2019.
O responsável, que desde 2011 era o representante diplomático do Papa no Chile, sucedeu no cargo a D. Rino Passigato, que apresentou a sua renúncia após ter superado o limite de idade estabelecido no Direito Canónico, de 75 anos.
A Conferência Episcopal Portuguesa, aquando da nomeação de D. Ivo Scapolo, desejou ao então novo núncio apostólico “um frutuoso ministério pastoral como representante da Santa Sé junto da Igreja em Portugal e nas relações diplomáticas com o Estado Português”.
D. Ivo Scapolo, arcebispo titular de Tagaste, entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 1984 e exerceu missão nas representações pontifícias de Angola, Portugal (como secretário, no fim dos anos 80), Estados Unidos da América e na secção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.
Como núncio apostólico, representou a Santa Sé na Bolívia (2002-2008), Ruanda (2008-2011) e Chile (2011-2019).
O arcebispo italiano, doutorado em Direito Canónico, nasceu em Pádua, no dia 24 de julho de 1953, e foi ordenado sacerdote a 4 de junho de 1978.
OC/CB/PR