Igreja espera que nova Presidente do Brasil cumpra a palavra

D. Fillipo Santoro alerta para necessidade de apostar na educação e na defesa da vida.

O bispo da diocese de Petrópolis espera que a Presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff,  cumpra a promessa eleitoral de defender a vida humana e que dê prioridade à educação.

D. Fillipo Santoro destaca, em entrevista à Renascença, o peso do voto católico e de outras religiões na vitória da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) e mostra-se disponível para trabalhar com a primeira Presidente da história do Brasil.

“Houve um despertar dos católicos através de iniciativas dos bispos e também dos evangélicos e dos protestantes. Temas como a vida, a família, a educação, voltaram a ter prioridade. A candidata Dilma apressou-se a dizer que é contra o aborto e não vai fazer nada para prejudicar a Igreja, então tudo está a ver se ela agora consegue levar para a frente esta sua declaração”, refere o prelado.

A Igreja Católica quer ter um relacionamento positivo com a sucessora de Lula da Silva e espera que continuem a ser feitos progressos na erradicação da pobreza.

Outro dos problemas do Brasil é a corrupção.  O bispo de Petrópolis não dá a “batalha” por perdida e recorda o papel de denúncia da Igreja.

“Existe uma lei de iniciativa popular , proposta pela Igreja, que se chama Lei de Ficha Limpa, que é um candidato que tem cometido crimes eleitorais ou de outro crime e que tenha sido julgado, não pode ser eleito novamente. Por isso, é um avanço no caminho contra a corrupção”, sublinha D. Fillipo Santoro, que esteve esta semana em Lisboa a participar numa conferência sobre a Doutrina Social da Igreja e a Pobreza.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top