«O Cristianismo no espaço e o espaço do Cristianismo» é o tema para conferências que decorrem até abril
Lisboa, 17 mar 2014 (Ecclesia) – O Instituto de São Tomás de Aquino promove até abril um ciclo de conferências sob o tema “O Cristianismo no espaço e o espaço do Cristianismo” que pretende entender o lugar do Cristianismo na história e nos tempos atuais.
“Este ciclo de conferências pretende olhar para o cristianismo no espaço e também explorar um pouco o espaço do cristianismo, ou seja tendo em conta que o cristianismo está em todos os espaços qual é o espaço que também nós próprios, a nossa cultura e a outras religiões concedem ao cristianismo”, disse hoje à Agência ECCLESIA o frei José Nunes, responsável do Instituto São Tomás de Aquino.
“O cristianismo é uma religião universal e portanto habita todos os lugares” por isso e importante “ter uma visão panorâmica do que é o cristianismo para perceber como este se adaptou a todos os lugares e circunstâncias” dado que “numas épocas foi um fenómeno urbano noutras foi mais rural”.
“Ao longo da história o cristianismo teve de se confrontar com o aparecimento das cidades no Império Romano por exemplo e com o meio rural mas teve também de se confrontar com as culturas dos novos mundos, muito diferentes daquelas europeias de onde saiam os missionários cristãos e isso levou-a a outros continentes como a África, América e Ásia”,
“Hoje existe o desafio desta cultura mais globalizada e há que perceber qual é o lugar no cristianismo também aqui e que impacto tem o cristianismo no mundo atual, nesta cultura globalizada”; por isso este ciclo de conferências, que decorrem até 12 de abril, não têm “apenas um cariz histórico, pretende-se que olhando para o passado se perspetive o futuro”, conclui o frei José Nunes em declarações feitas hoje à Agência ECCLESIA.
A primeira sessão que decorreu no passado sábado contou com a presença de Amílcar Coelho, que abordou o tema “Introdução metodológica: a questão do espaço”, e do frei Francolino Gonçalves, que falou sobre “O imaginário bíblico e o mundo rural”.
No próximo dia 22, a conferência está a cargo de Abel Pena com o tema “Cristianismo primitivo e mito urbano” e do frei José Manuel Fernandes com o tema “Os padres do deserto”.
A 29 de março José Mattoso aborda o tema “A ida para as aldeias: monaquismo e paróquias” e o frei António José de Almeida fala sobre “O regresso às cidades: ordens mendicantes”.
No dia 5 de abril o tema “Reforma protestante: o cristianismo noutro espaço” é o tema abordado por Dimas de Almeida, enquanto que o frei José Nunes vai refletir sobre o tema “Fé cristã e culturas dos novos mundos.”
A última sessão deste ciclo de conferências vai ter lugar no dia 12 de abril com o tema “Diálogo inter-religioso num mundo globalizado” a ser abordado pelo frei Rui Grácio seguido de Teresa Messias que vai abordar o tema “O cuidar dum espaço interior”.
As cinco sessões de conferências vão acontecer aos sábados à tarde, pelas 15h30, no Convento de São Domingos de Lisboa.
MD