Isabel Capeloa Gil salienta que as nove universidades desta aliança «se comprometem» a utilizar a pesquisa para «educar e servir o bem comum»

Cidade do Vaticano, 18 ago 2025 (ECCLESIA) – A nova presidente da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU, sigla em inglês), a reitora portuguesa Isabel Capeloa Gil, destaca que esta “rede de conhecimento única” une a investigação mais avançada “aos valores e à missão católica”.
“Hoje, mais do que nunca, as universidades católicas são cruciais para levar adiante a missão da Igreja, promovendo o diálogo, a inclusão e a solidariedade”, afirma a nova presidente da SACRU, a reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), citada hoje, dia 18 de agosto, pelo portal de notícias do Vaticano.
Isabel Capeloa Gil foi eleita como nova presidente da Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação (SACRU – Strategic Alliance of Catholic Research Universities) para o triénio 2025-2028, no dia 27 de julho de 2025, em Guadalajara, México, onde decorreu a 28.ª Assembleia Geral da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC); a reitora da UCP, desde 2016, é a presidente da FIUC, a primeira mulher a ocupar esse cargo, em 2018.
A SACRU é uma rede global de nove universidades católicas de quatro continentes, com mais de 250 mil estudantes, quase 20 mil professores e pesquisadores; na reunião que elegeu a reitora da UCP, o conselho de administração desta aliança estratégica admitiu oficialmente a Pontifícia Universidad Javeriana (Colômbia) como novo membro, o primeiro alargamento desta rede de Universidades Católicas desde a sua fundação, em 2020.
“A pesquisa é uma força extraordinária que as nove universidades da SACRU se comprometem a utilizar para educar e servir o bem comum”, destaca Isabel Capeloa Gil, ao iniciar o seu mandato.
A nova presidente da Strategic Alliance of Catholic Research Universities descreve a SACRU como “uma rede de conhecimento única, que une a investigação mais avançada aos valores e à missão católica”.
O conselho de administração (governing board) da SACRU elegeu como novo vice-presidente desta Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação a professora Miki Sugimura, presidente da Universidade Sophia, a universidade católica mais antiga do Japão.
O sítio online ‘Vatican News’ informa que a Aliança Estratégica das Universidades Católicas de Investigação, em conjunto com o Jubileu do Mundo da Educação do Ano Santo 2025, vai organizar a Autumn School ‘The Freedom of Academic Research’ (‘A liberdade da investigação académica’), de 27 de outubro a 2 de novembro, no campus da Universidade Católica da Austrália (Australian Catholic University), em Roma.
Esta ‘Escola de Outono’ vai abordar os “desafios e oportunidades” para os pesquisadores no contexto de quadros normativos “em evolução, estruturas de financiamento e considerações éticas”, acrescenta o portal de notícias do Vaticano na internet.
Em colaboração com a FAO, a Organização para a agricultura e alimentação das Nações Unidas, a SACRU coorganizou o workshop ‘One Health Approaches: On the Boundary between Research and Policies’ (Abordagens One Health: Na Fronteira entre Pesquisa e Políticas), em 2024 (26 e 27 de novembro) na sede desse organismo da ONU, em Roma; colabora também com o Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé em projetos como o UNI_TED, que pretende fortalecer a universalidade da Igreja Católica, promovendo laços mais estreitos entre instituições educacionais católicas.
LFS/CB
![]() Isabel Capeloa Gil foi distinguida com o título de Dama da Ordem de São Silvestre Papa, por decisão de Leão XIV; a insígnia foi entregue pelo prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, o cardeal José Tolentino Mendonça, a 28 julho, na altura em que decorreu a 28.ª Assembleia Geral da FIUC, no México. A reitora da UCP, professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, foi nomeada como conselheira do Dicastério para a Cultura e a Educação, pelo Papa Francisco, em 2023, e integra o board da European Women Rectors Association (EWORA), desde 2022. Pertencendo a 11 associações científicas internacionais na área dos Estudos de Cultura e das Ciências da Comunicação, tem investigação publicada em sete línguas e é autora de mais de 150 títulos; Isabel Capeloa Gil é fundadora do Lisbon Consortium e do Centro de Investigação em Comunicação e Cultura, e ensinou como professora visitante em várias universidades internacionais: Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Itália, Brasil e Estados Unidos da América. |