O acordo é válido para o ano letivo 2024/2025 e surge no âmbito da medida governamental «Alojamento Estudantil Já»
Bragança, 13 set 2024 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinaram um protocolo de colaboração para o alojamento de alunos do ensino superior, no Seminário diocesano de São José, na cidade de Bragança.
A Diocese de Bragança-Miranda informa que vão ser beneficiários deste protocolo “20 alunos do ensino superior, bolseiros, e deslocados das suas áreas de residência”, numa nota enviada, esta sexta-feira, 13 de setembro, à Agência ECCLESIA
O protocolo de colaboração assinado entre a diocese transmontana e o IPB, para o alojamento de alunos da instituição de ensino superior no Seminário de São José, em Bragança, é um “acordo válido para o ano letivo de 2024/2025”.
“Surge no âmbito da medida governamental ‘Alojamento Estudantil Já’ que permite ao IPB protocolar um reforço de camas com entidades públicas, privadas e do setor social”, acrescenta a comunicação enviada pelo Secretariado diocesano das Comunicações Sociais.
O acordo entre a Diocese de Bragança-Miranda e o Instituto Politécnico de Bragança foi assinado pelo padre António Magalhães, reitor do seminário diocesano, e Orlando Rodrigues, presidente do IPB, na sala de atos da Casa Episcopal, em Bragança.
No Seminário de São de José, em Bragança, vivem os seminaristas, até ao 12.º ano de escolaridade, sacerdotes idosos, vai residir este grupo de estudantes do Instituto Politécnico, e também o bispo da Diocese de Bragança-Miranda.
“Por causa da fragilidade económica da nossa Diocese de Bragança-Miranda, o bispo da diocese e aqueles que o acompanham no dia-a-dia passarão a residir no Seminário de S. José. A Cúria e os restantes serviços diocesanos mantêm-se na Casa Episcopal”, informou D. Nuno Almeida, na introdução do decreto de nomeações pastorais para o ano litúrgico-pastoral 2024/2025, enviado à Agência ECCLESIA.
CB