Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto integra também equipa reitoral da universidade, que encerra comemorações dos 50 anos em outono
Lisboa, 13 set 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) enviou hoje um comunicado à Agência ECCLESIA referindo que o magno chanceler da instituição nomeou vice-reitores o padre José Manuel Pereira de Almeida e Fernando Augusto de Sousa Ferreira Pinto.
O decreto, assinado por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP, refere a nomeação do professor auxiliar da Faculdade de Teologia e do professor auxiliar da Faculdade de Direito, respetivamente.
Para o padre José Manuel Pereira de Almeida, o “desafio fundamental é integrar uma equipa que já está rodada e fazer uma assessoria à senhora reitora” nos pelouros da dimensão pastoral e social.
O sacerdote referiu que, integrando a equipa da reitoria liderada por Isabel Capeloa Gil, vai ser responsável pela “relação com os estudantes” e pela “dimensão pastoral da universidade” e as “dimensões sociais e da responsabilidade social”.
O novo vice-reitor da UCP é sacerdote desde 1986, no Patriarcado de Lisboa, assistente da Comissão Nacional Justiça e Paz e da Cáritas Portuguesa e secretário da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
Com o curso de Medicina, e especialidade em Anatomia Patológica, José Manuel Pereira de Almeida integra a equipa reitoral da Universidade Católcia Portuguesa, que se prepara para iniciar um curso de Medicina
Num comunicado enviado à comunidade académica, a reitora da UCP dá as “boas-vindas” aos novos vice-reitores e refere que todos os membros da instituição estão empenhada em continuar a “criar valor para a sociedade portuguesa, motivados pela vontade de fazer sempre melhor”.
Isabel Capeloa Gil deseja um “bom início do ano letivo”, motivado “pela curiosidade e a energia de novos projetos”, referindo a UCP “está a crescer”, com mais 4% de matrículas no ano de 2018/2019, mais expressivo nos cursos de segundo ciclo, “mas também com um aumento evidente da atividade e do impacto da investigação”.
“E nunca é demais dizê-lo, este é o resultado do labor das pessoas, da dedicação de uns, da energia, da visão e da criatividade de outros e da força de todos ao acreditar na solidez, na capacidade de inovar e na qualidade da Católica”, afirma Isabel Capeloa Gil.
A reitora da UCP refere também que no outono vai decorrer “o encerramento formal das iniciativas do cinquentenário de fundação da UCP” e vão ser celebrados os 50 anos da fundação da Faculdade de Teologia e os 40 anos do Centro Regional do Porto da UCP.
PR