Instituição na Diocese de Beja quer ajudar a superar limitações impostas pela pandemia de Covid-19
Vila Nova de Milfontes, 30 mar 2020 (Ecclesia) – O Colégio de Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, Diocese de Beja, está a dinamizar uma campanha para adquirir 65 computadores portáteis, destinados a alunos mais carenciados.
O colégio católico, uma valência do Instituto de Nossa Senhora de Fátima, informa que as pessoas e empresas/instituições podem ajudar oferendo um computador portátil novo ou usado “em bom estado com webcam”, ou através de um donativo, para o IBAN PT50 0035 0889 0000 0045 4307 5 (Instituto de Nª Srª de Fátima), e o colégio compromete-se “a comprar computadores (sensivelmente a 210€/cada) recondicionados, com garantia de 1 ano, em excelentes condições”.
“Esta é a primeira fase, arranjar computadores, na segunda vamos fazer chegar a internet. Estamos a falar de alunos bastante carenciados, cujas famílias não têm nada, nem internet, nem televisões por cabo. Falavam há dias de as aulas serem por televisão por cabo, não sei como chegará aos mais isolados e mais carenciados, é desses casos que estamos a falar”, explicou o padre Manuel Pato, em declarações à Agência ECCLESIA.
Neste contexto, o sacerdote, vice-presidente e codiretor do Colégio de Nossa Senhora da Graça, adiantou que uma das formas será a escola “ceder internet, meter routers portáteis” na casa dos alunos, no terceiro período escolar, para os alunos “terem o mínimo dos mínimos e ir responsabilizando os pais para os irem acompanhando”.
No seu sítio online o colégio tem um contador que contabiliza o valor doado, até ao momento 1110 euros, e 18 computadores, de particulares e empresas, 10 computadores foram oferecidos durante o telefonema com a Agência ECCLESIA.
“Tem sido bastante interessante esta onda de solidariedade. Tem havido esforço muito grande para que ninguém fique desamparado. Os professores também têm colaborado a arranjar computadores e alguns fazem donativos e as empresas locais estão a corresponder a esse pedido e a serem solidárias”, destacou o padre Manuel Pato.
O sacerdote da Diocese de Beja explicou que “têm tirado fotocópias” para os alunos que não têm computador, nem acesso à internet, e vão entregar esse material a casa “ou pais vão buscar à escola e os colegas também fazem chegar os materiais”.
As aulas presenciais, na escola, em contexto de sala de aula, foram suspensas pelo Governo Português no dia 16 deste mês por causa do Covid-19 e o vice-presidente e codiretor do Colégio de Nossa Senhora da Graça observou que “acabou por ser um período intermitente” e as “aulas presenciais no 3.º período estão em risco”.
“Tem havido um contacto muito presencial online e por telefone da parte dos professores. Todos têm estado a colaborar e interagir e as coisas têm estado a funcionar”, realçou sobre o final do 2.º período letivo.
O Colégio de Nossa Senhora da Graça, valência do Instituto de Nossa Senhora de Fátima, na Diocese de Beja, é um estabelecimento de ensino em regime de contrato de associação, com cerca de 600 alunos do 5.º ao 12.º anos e cursos profissionais, em Vila Nova de Milfontes.
CB/OC