Vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa presidiu à sessão de abertura da «Summer School 2017»
Lisboa, 06 jul 2017 (Ecclesia) – O vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa afirmou na sessão de abertura da ‘Summer School 2017’, em Lisboa, que a “arte de cuidar” é uma competência que é possível aprender e valorizou a interdisciplinaridade da iniciativa.
“Temos mestres para saberes especializados e deixamos os grandes saberes humanos, nomeadamente a arte do cuidado ao acaso e à generosidade, em vez de o olharmos como uma competência que podemos aprender”, afirmou o padre José Tolentino Mendonça.
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) promove a ‘Summer School 2017’ entre esta quarta e sexta-feira, sobre o tema “Humanização e cuidado – Da arte de cuidar”, por iniciativa da Faculdade de Teologia, Faculdade de Ciências Humanas e o Instituto de Ciências da Saúde.
O vice-reitor da UCP valorizou a interdisciplinaridade da iniciativa, que classificou como um “projeto entusiasmante”, e o “grande número” de participantes, que revela o seu “sucesso”.
José Tolentino Mendonça referiu que a ‘Summer School’ põe em prática um “desejo da universidade”, o de relacionar saberes em torno da mesma temática.
“São saberes diferentes, com uma identidade própria, mas enriquecemo-nos muito com os diálogos, com a capacidade de nos escutarmos na diferença”, disse o padre e poeta madeirense.
O diretor da Faculdade de Teologia recordou que “nem sempre é fácil” promover o diálogo entre os vários saberes e disse que a UCP tem vindo a fazer “uma caminhada”.
“É com iniciativas como esta que a interdisciplinaridade se concretiza”, afirmou o padre João Lourenço.
Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas, sublinhou a “urgência” do debate em torno da humanização em contexto universitário, permitindo a formação não apenas de “especialistas em determinadas áreas do conhecimento”, mas “seres humanos que saibam estar com os outros”.
A ‘Summer School 2017’, organizada também pelo Instituto de Ciências da Saúde, tem como instituições parceiras a Cáritas Portuguesa e o Centro de Escolas António Sérgio.
PR